Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/83588
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarreira, Carlos-
dc.contributor.advisorVaz-Rebelo, Piedade-
dc.contributor.authorDias, Paula Gracinda Arnaud Monteiro-
dc.date.accessioned2018-06-27T20:43:27Z-
dc.date.accessioned2019-01-09T14:31:54Z-
dc.date.available2018-06-27T20:43:27Z-
dc.date.available2019-01-09T14:31:54Z-
dc.date.issued2018-11-26-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/83588-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractA supervisão pedagógica tem vindo a constituir-se como uma estratégia de promoção do desenvolvimento pessoal e profissional dos professores, pelo que deverá ser implementada ao longo de toda a carreira profissional e interiorizada como uma metodologia de trabalho que incentiva à (auto)crítica, desocultação de constrangimentos e (re)construção individual e coletiva da profissionalidade docente, ao serviço de uma educação transformadora e emancipatória. Por outro lado, no contexto da Avaliação de Desempenho Docente (ADD), a vertente supervisiva parece estar desvalorizada, ou por vezes até mesmo ausente, não existindo consenso relativamente aos seus contributos para a construção do saber e para a melhoria do desempenho dos professores. A ADD tem-se constituído como uma prática social complexa, conflituosa e com repercussões no dia-a-dia das organizações educativas. No entanto, não deve ser entendida como uma ameaça e um constrangimento para os professores, mas antes ser encarada como um desafio e uma mais-valia tanto para estes como para as escolas, uma vez que poderá constituir uma forma de garantir a qualidade do serviço educativo com reflexos na otimização das aprendizagens dos alunos. Preocupados com os desafios e dilemas que integram esta problemática da supervisão pedagógica em contexto de ADD, propusemo-nos compreender qual a perceção dos professores sobre o atual modelo de ADD, indagando também até que ponto este enfatiza a vertente de supervisão pedagógica e contribui para o desenvolvimento profissional. Como instrumentos de recolha de dados utilizámos, numa primeira fase, a entrevista semiestruturada (aplicada a quatro avaliadores internos, quatro avaliadores externos e quatro avaliados sujeitos à observação de aulas), seguindo-se a aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra de 321 professores da educação pré-escolar ao ensino secundário. Constatou-se, com base nos dados recolhidos que a supervisão pedagógica, a ADD e a observação de aulas não se desenvolveram de acordo com os referenciais teóricos, prevalecendo uma lógica mais sumativa e classificativa em detrimento da lógica formativa, de reflexão e apoio. Os professores consideram que o atual modelo de ADD está muito aquém do que era espectável no tocante ao seu contributo para a melhoria do seu desempenho docente e, concomitantemente, para o desenvolvimento profissional. As práticas de supervisão pedagógica, no atual modelo de ADD, são muito escassas e inconsequentes, dependendo muito do perfil e competências dos interlocutores no processo de supervisão-avaliação. Por outro lado, consideram também que a observação de aulas é pertinente e necessária, mas deverá estar inserida num projeto global da escola para a melhoria e incluir o ciclo de supervisão pedagógica com vista a promover o trabalho colaborativo entre avaliador-avaliado, bem como privilegiar a autoavaliação e a autorreflexão sobre a prática. Nesse sentido, o processo supervisivo-avaliativo não deve ser uma prática casual e inconsequente, mas antes um processo colaborativo, orientado para o desenvolvimento, para a transformação e para a melhoria da Escola e de todos os que nela diariamente trabalham: professores e alunos.pt
dc.description.abstractPedagogical supervision has become a strategy to promote the personal and professional development of teachers, and should be implemented throughout the professional and internalized career as a work methodology that encourages (self) criticism, unveiling of constraints and (re) individual and collective construction of teaching professionalism, at the service of a transformative and emancipatory education. On the other hand, in the context of Teachers’ Performance Evaluation (ADD), the supervision aspect seems to be undervalued, or sometimes even absent, and there is no consensus regarding its contribution to building knowledge and improving teachers' performance. The ADD has become a complex and conflictive social practice with repercussions in the day-to-day of educational organizations. However, it should not be seen as a threat and a constraint on teachers, but rather should be seen as a challenge and an added value for both Schools and teachers, as it can be seen as a way of guaranteeing quality of the educational service with reflexes in the optimization of students' learning. Concerned about the challenges and dilemmas that are part of this problem of pedagogical supervision in the context of ADD, we purpose to understand what the lack of teachers on the current model of ADD asking to what extent this also emphasizes the pedagogical supervision and contributes to professional development. As a data collection instrument we used, in a first phase, the semi-structured interview (applied to four internal evaluators, four external evaluators and four evaluated subject to the observation of classes), followed by the application of a questionnaire survey to a sample of 345 teachers from pre-school to secondary education, having responded to 321 teachers, which corresponds to a rate of return of 93%. Based on the data collected, it was observed that supervision, ADD and the observation of classes did not develop according to the theoretical framework, with a more summative and classifying logic prevailing to the detriment of the formative logic, reflection and support. Teachers consider that the current model of ADD is far short of what was expected in terms of their contribution to improving their teaching performance and, at the same time, to professional development. Pedagogical supervision practices, in the current ADD model, are very scarce and inconsequential, depending a lot on the profile and competencies of the interlocutors in the supervision-evaluation process. On the other hand, they also consider that the observation of lessons is pertinent and necessary, but should be part of an overall project of the school for improvement and include the cycle of pedagogical supervision with a view to promoting collaborative work between evaluator-evaluated, as well as privileging self-assessment and self-reflection about practice. In this sense, the supervising-evaluative process should not be a casual and inconsequential practice, but rather a collaborative, development-oriented process for the transformation and improvement of the School and of all those who work on it daily: teachers and students.pt
dc.description.abstractLa supervision pédagogique est devenue une stratégie pour encourager le développement personnel et professionnel des enseignants, et devra être mise en cours tout au long de la carrière professionnelle et intériorisée comme une méthodologie de travail qui encourage l’ (auto) critique, le dévoilement des contraintes et la (ré) construction individuelle et collective du professionnalisme des professeurs, au service d'une éducation transformatrice et émancipatrice. D'un autre côté, dans le contexte de l'Évaluation de l’Activité des Enseignants (EAE), l'aspect de la supervision semble être sous-évalué, voire absente, et il n'y a pas de consensus sur sa contribution au renforcement des connaissances et au perfectionnement de la productivité des enseignants. L’EAE est devenue une pratique sociale complexe et conflictuelle ayant des conséquences dans la vie quotidienne des organisations éducatives. Cependant, elle ne doit pas être considérée comme une menace et une contrainte pour les enseignants, mais plutôt comme un défi et un bénéfice soit pour les écoles soit pour les professeurs, car elle peut être considérée comme un moyen d’assurer la qualité du service éducatif ayant des effets sur l'amélioration de l'apprentissage des élèves. Soucieux des défis et des dilemmes qui comprennent ce problème de supervision pédagogique dans le contexte de l'EAE, nous proposons de comprendre la perception des enseignants sur le modèle actuel d'EAE et aussi dans quelle mesure celui-ci met l'accent sur l'aspect de la supervision pédagogique et participe au développement professionnel. En tant qu'instrument de collecte de données, nous avons utilisé, dans une première phase, l'entretien semi-structuré (appliqué à quatre évaluateurs internes, quatre évaluateurs externes et quatre évalués qui ont subi l'observation de classes), suivi d'une enquête par questionnaire auprès d'un groupe de professeurs de l'enseignement préscolaire à l'enseignement secondaire, ayant répondu 321 professeurs, ce qui correspond à 93% des enquis. À travers les données collectées, nous avons vérifié que la supervision, l'EAE et l'observation de classes ne se sont pas développées selon le cadre théorique, avec une logique plutôt sommative et classificatrice prévalant sur la logique formative, de réflexion et d’appui. Les enseignants regardent le modèle actuel d'EAE comme très défaillant sur ce qu’ils attendaient de son apport à l'amélioration de leur travail pédagogique et, en même temps, au développement professionnel. Les pratiques de supervision pédagogique, dans le modèle actuel d’EAE, sont très rares et sans conséquence, étant très subordonnées au profil et aux compétences des interlocuteurs dans le processus supervision-évaluation. D'autre part, ils considèrent également que l'observation de classe est importante et nécessaire, mais elle devra faire partie d'un projet global de progrès de l'école et impliquer le période de supervision pédagogique en vue d’encourager le travail collaboratif évaluateur-évalué, ainsi que favoriser l’auto évaluation et l’autoréflexion sur la pratique. Alors, le processus supervision évaluation ne doit pas être une pratique occasionnelle et inconséquente, mais plutôt un processus collaboratif orienté vers le développement, vers la transformation et l'amélioration de l'École et de tous ceux qui y travaillent quotidiennement: enseignants et élèves.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectavaliação de desempenho docente; performance evaluation;pt
dc.subjectsupervisão pedagógica; pedagogical supervisionpt
dc.subjectobservação de aulas; classroom observationpt
dc.subjectdesenvolvimento profissional; professional developmentpt
dc.titleSupervisão Pedagógica e Desenvolvimento Profissional na Avaliação de Desempenho Docente: Perceções de Avaliadores e Avaliadospt
dc.typedoctoralThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2018-11-26*
dc.date.periodoembargo0pt
dc.identifier.tid101580347por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociaispt
thesis.degree.disciplineID03009798-
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.leveldoutor-
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Educação, especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadorespt
thesis.degree.grantorUnit00507::Universidade de Coimbra - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educaçãopor
uc.date.periodoembargo0por
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6137-2842-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-0843-0200-
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
FPCEUC - Teses de Doutoramento
Show simple item record

Page view(s) 50

627
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

1,070
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.