Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/83492
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Helena da Silva Neves dos Santos-
dc.contributor.authorMagalhães, Rui Duarte Lacerda Lopes-
dc.date.accessioned2018-12-30T12:15:26Z-
dc.date.available2018-12-30T12:15:26Z-
dc.date.issued2018-09-26-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/83492-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo apresentada à Faculdade de Economia-
dc.description.abstractA presente investigação entende o Desporto como um fenómeno total com um papel fundamental na promoção e manutenção do bem-estar enquanto prática histórica e social, interligada com a construção do mundo e dos seus significados. O Desporto Universitário desempenha um papel fundamental na governação das Instituições de Ensino Superior, bem como na vida dos estudantes que as frequentam.É analisado o papel do Desporto Universitário na promoção da Igualdade e Integração Social, nas dimensões da perceção do Status Social, Respeito, Consideração Mútua e Preocupação com o Semelhante, bem como nas Noções de Comunidade, Fraternidade e Solidariedade. Procurar-se estabelecer reflexões sobre a Igualdade de Género, Respeito pela Orientação Sexual, Diversidade Étnica, Violência e Acesso a Bens e Oportunidades.A partir de um entendimento ontológico construtivista, segundo uma linha de pensamento epistemológico interpretativista, esta investigação apresenta um Estudo de Caso Múltiplo Transnacional, comparando a organização do Desporto Universitário em Portugal e em Itália, utilizando Métodos Mistos. Na a recolha de dados são utilizados Questionários para os Estudantes-Atletas, Entrevistas Semiestruturadas Individuais a Dirigentes, Treinadores e Atletas, Grupos Focais em ambos os casos investigados, e Análise Documental nos órgãos da tutela do fenómeno desportivo.A principal nota conclusiva estabelece uma relação próxima entre o Desporto Universitário e os objetivos dos Estados Sociais Sul-Europeus, indiciando uma relação próxima entre este e a produção de uma sociedade de bem-estar. Explora-se também a capacidade de o Desporto catalisar a mudança social, dirigindo a atenção do indivíduo para a comunidade, responsabilizando-o e capacitando-o para uma intervenção responsável e construtiva nas esferas pública e privada.por
dc.description.abstractThe present investigation understands Sports as a holistic phenomenon with a fundamental role in the promotion and maintenance of well-being as an historical and social practice, connected with the construction of the world and its significances. Universities Sports plays a fundamental role in the Higher Education Institution’s governance, as well as in the life of the students who attend them.The role of Universities Sports is analysed according to the promotion of Social Equality and Integration, in the dimensions of Social Status perception, Respect, Mutual Consideration, Concern about the Similar One, as well as in the Notions of Community, Fraternity and Solidarity. Reflexions are established upon Gender Equality, Respect for Sexual Orientation, Ethnic Diversity, Violence and Access to Goods and Opportunities.Assuming a constructivist ontological understanding and an interpretative epistemological reasoning, this investigation presents a Transnational Multiple Case-Study, comparing Universities Sport organization in Portugal and in Italy, using Mixed Methods. For data collection a Survey is used for the Student-Athletes, as well as Semi-structured individual interviews for Sport Managers, Coaches and Athletes. A Focus Group is developed within each of the investigated cases, and a Document Analysis is used to assess the management bodies of the sporting phenomena.The main outcome establishes a close relationship between Universities Sport and the Goals of the Southern European Social States, indicating a dialog between these and the production of a welfare society. The role of Sport as a catalyst for social change is also explored, as it diverts the focus from the individual to the community level, promoting the accountability and the training of the subject for a responsible and constructive social intervention in the public and private spheres.Key-words: Universities Sport, Social Integration, Social Equality, Social Problems, Sports Management.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectDesporto Universitáriopor
dc.subjectIntegração Socialpor
dc.subjectIgualdade Socialpor
dc.subjectProblemas Sociaispor
dc.subjectGestão do Desportopor
dc.subjectUniversity Sporteng
dc.subjectSocia Integrationeng
dc.subjectSocial Equalityeng
dc.subjectSocial Problemseng
dc.subjectSports Managementeng
dc.titleO Desporto Universitário em Portugal e Itália: Papel do Desporto na Promoção da Igualdade e Integração Socialpor
dc.title.alternativeUniversity Sport in Portugal and Italy: The role of Sport in the Promotion of Equality and Social Integrationeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationUniversidade de Coimbra-
degois.publication.titleO Desporto Universitário em Portugal e Itália: Papel do Desporto na Promoção da Igualdade e Integração Socialpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202127036-
thesis.degree.disciplineSociologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Economia-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMagalhães, Rui Duarte Lacerda Lopes::0000-0003-2705-110X-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriGuerra, Joana Carla Marques Vale Mendes-
uc.degree.elementojuriAlmeida, Helena da Silva Neves dos Santos-
uc.degree.elementojuriMartins, Raúl Agostinho Simões-
uc.contributor.advisorAlmeida, Helena da Silva Neves dos Santos-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-5798-3501-
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
Mostrar registo em formato simples

Visualizações de página 20

748
Visto em 16/jul/2024

Downloads 50

837
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons