Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/83390
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dc.contributor.advisorCardoso, Jorge Carlos dos Santos-
dc.contributor.advisorCraveirinha, Rui Alexandre Neves-
dc.contributor.authorSimões, Elisabete Gonçalves-
dc.date.accessioned2018-12-22T19:25:19Z-
dc.date.available2018-12-22T19:25:19Z-
dc.date.issued2017-09-08-
dc.date.submitted2019-01-20-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/83390-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractEsta dissertação descreve o processo de design de uma interface web para uma aplicação de testes e otimização de jogos, o Crowdplay. A indústria dos jogos tem aumentado consideravelmente e o extenso processo de desenvolvimento e avaliação são grandes desafios na prática de design de jogos. Embora haja progressos, no que toca a métodos para avaliar e melhorar os jogos, o problema persiste e foi com este objetivo que surgiu a ferramenta Crowdplay. Esta plataforma web foi desenhada para a experimentação e otimização de artefactos vídeo lúdicos. Permite a evolução semiautomática de protótipos e a coleção e processamento automatizado de métricas e indicadores de experiência. Na sua versão anterior, a aplicação era extremamente complexa no seu funcionamento, e a interface carecia de um design agradável e de uma boa experiência por parte do utilizador. Uma ferramenta para melhorar o design de experiências tem que, ela própria, oferecer uma experiência agradável, donde resulta o objetivo fulcral desta dissertação de mestrado. Foi elaborado o design de uma nova interface web para o Crowdplay, com o objetivo de melhorar a ferramenta existente, de modo a torná-la fácil e agradável de utilizar e amplificar a experiência dos utilizadores.Utilizou-se uma metodologia de design de interação, que envolveu a criação de protótipos de baixa e alta fidelidade, e a elaboração de um protótipo funcional. Este protótipo foi submetido a testes de usabilidade com utilizadores e posteriormente refinado. Desta dissertação resultou um protótipo interativo do Crowdplay preparado para funcionar na web, com um design que proporciona uma melhor experiência ao utilizador.por
dc.description.abstractThis dissertation describes the process of designing the web interface for a game testing and optimization application, Crowdplay. The video game industry has increased considerably and its extensive development and evaluation process are major challenges in the game design practice. Although there has been progress, in terms of methods to evaluate and improve video games, the problem persists and it was with this goalthat the Crowdplay tool was created. This web platform was designed for the experimentation and optimization of video game artifacts. It allows the semiautomatic evolution of prototypes and the automated collection and processing of metrics and experience indicators. In its previous version, the application was extremely complex in its operation, and the interface lacked a pleasant design, failing to offer a good experience to the user. A tool to improve the design of experiences should offer a pleasant experience, which is the main objective of this master’s thesis. The design of a new web interface for Crowdplay has been developed with the aim of improving the existing tool so as to make it easy and enjoyable to use and improve user experience.We used an interaction design methodology, which involved the creation of low and high fidelity prototypes, and the design of a functional prototype. This prototype was submitted to usability tests with users and later refined. From this dissertation resulted a web-based interactive prototype of Crowdplay, with a better user experience.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
dc.subjectdesign de interaçãopor
dc.subjectdesign de interfacepor
dc.subjectexperiência de utilizadorpor
dc.subjectUX/UI designpor
dc.subjectusabilidadepor
dc.subjectinteraction designeng
dc.subjectinterface designeng
dc.subjectuser experienceeng
dc.subjectUI/UX designeng
dc.subjectusabilityeng
dc.titleRe-Crowdplaypor
dc.title.alternativeRe-Crowdplayeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento de Engenharia Informática da FCTUC-
degois.publication.titleRe-Crowdplaypor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202122310-
thesis.degree.disciplineÁudio-visuais e produção dos media-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSimões, Elisabete Gonçalves::0000-0002-6024-9006-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriVilela, João Paulo da Silva Machado Garcia-
uc.degree.elementojuriCoelho, Nuno Miguel Cabral Carreira-
uc.degree.elementojuriCraveirinha, Rui Alexandre Neves-
uc.contributor.advisorCardoso, Jorge Carlos dos Santos::0000-0002-0196-2821-
uc.contributor.advisorCraveirinha, Rui Alexandre Neves-
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitINESC Coimbra – Institute for Systems Engineering and Computers at Coimbra-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-0196-2821-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-8562-3730-
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