Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/83222
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dc.contributor.advisorRoque, Licínio Gomes-
dc.contributor.advisorCraveirinha, Rui Alexandre Neves-
dc.contributor.authorReis, Joaquim Fábio Ferreira Alves dos-
dc.date.accessioned2018-12-22T19:07:40Z-
dc.date.available2018-12-22T19:07:40Z-
dc.date.issued2017-09-07-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/83222-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractO estatuto dos videojogos como meio artístico tem sido tema de diversos debates polémicos. Historicamente, arte e jogos sempre foram consideradas duas categorias de artefacto separadas, sendo que os videojogos se apresentam como uma intersecção singular entre esses dois universos díspares. A presente dissertação estuda a fronteira entre jogo e arte no contexto do videojogo, questionando se a natureza lúdica dos jogos impacta de alguma forma a natureza artística dos mesmos. Para esse efeito, começou-se por realizar um levantamento de diversas teorias sobre arte, jogos e videojogos, na busca de um entendimento das características de cada classe de objetos. Na base dessa pesquisa, desenhou-se uma experiência para verificar se a introdução de componentes lúdicas num videojogo de méritos artísticos comprovados,“Passage” de Jason Rohrer, afetaria a experiência artística dos jogadores. No total 76 jogadores jogaram o videojogo, dos quais 30 jogaram a versão original de “Passage”, e 46 jogaram uma versão de “Passage” com elementos lúdicos adicionais (entre eles, um sistema de melhores pontuações e de contrarrelógio, que visavam alcançar um maior grau de desafio do que aquele que era apresentado pelo videojogo original).Os resultados mostram que houve uma diminuição, estatisticamente significativa,na perceção das componentes temáticas do jogo, apesar dos elementos figurativos e narrativos terem permanecido largamente inalterados. Tal sugere que a introdução desses elementos lúdicos pode de facto afetar a perceção de componentes artísticas da experiência de um videojogo.por
dc.description.abstractThe status of videogames as artistic media has been the subject of several controversial debates. Historically, art and games have always been considered two separate categories of artefact, and videogames present themselves as a unique intersection between these two different universes. The present dissertation studies the boundary between game and art in the context of the videogame, questioning if the playful nature of the games impacts, in some way, their artistic nature.For this purpose, we began by analyzing several theories about art, games and video games, in the search for an understanding of the characteristics of each class of objects.As base to this research, we designed an experiment to see if the introduction of playful components into a proven merited artistic video game, “Passage” by Jason Rohrer, would affect the players artistic experience.In total 76 players played the game, from which 30 played the original version of “Passage”, and 46 played a version of “Passage” with additional playful elements (from which we can name highscores and a time-trial system, that aim to achieve a greater level of challenge than the provided by the original version of the game). The results show that there was a statistically significant decrease in the perception of the thematic components of the game, although the figurative and narrative elements remained largely unchanged.This suggests that the introduction of these playful elements may in fact affect the perception of the artistic components acquired from the videogame experience.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectArtepor
dc.subjectVideojogopor
dc.subjectJogopor
dc.subjectInvestigaçãopor
dc.subjectPassagepor
dc.subjectArteng
dc.subjectVideogameeng
dc.subjectGameeng
dc.subjectInvestigationeng
dc.subjectPassageeng
dc.titleArte em Jogo: Uma perspetiva empíricapor
dc.title.alternativeArt in Game: An empirical perspectiveeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento de Engenharia Informática da FCTUC-
degois.publication.titleArte em Jogo: Uma perspetiva empíricapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202123766-
thesis.degree.disciplineÁudio-visuais e produção dos media-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorReis, Joaquim Fábio Ferreira Alves dos::0000-0002-1806-3582-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriMartins, Pedro José Mendes-
uc.degree.elementojuriCunha, João Miguel Andrade Proença da-
uc.degree.elementojuriCraveirinha, Rui Alexandre Neves-
uc.contributor.advisorRoque, Licínio Gomes::0000-0002-1911-2788-
uc.contributor.advisorCraveirinha, Rui Alexandre Neves-
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitINESC Coimbra – Institute for Systems Engineering and Computers at Coimbra-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1911-2788-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-8562-3730-
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