Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/83150
Title: Petri Dog - Aplicação lúdica para desenvolvimento da lógica e programação com crianças
Other Titles: Petri Dog - Application to develop logic and programming skills for children
Authors: Ribeiro, Joana Margarida Teixeira 
Orientador: Roque, Licínio Gomes
Marcelino, Maria José Patrício
Keywords: Tablet; Aplicação; Lógica; Programação; Resolução de Problemas; Tablet; Application; Logic; Programming; Problem Solving
Issue Date: 12-Jul-2017
Serial title, monograph or event: Petri Dog - Aplicação lúdica para desenvolvimento da lógica e programação com crianças
Place of publication or event: Departamento de Engenharia Informática da FCTUC
Abstract: Actualmente, os dispositivos móveis estão presentes na maioria das actividades humanas. O tablet tornou-se num dispositivo comum, sendo utilizado para tirar fotografias, jogar, criar documentos, aceder à Internet, entre outros. Devido ao acesso à Internet, muitas são as aplicações descarregadas e utilizadas todos os dias, sendo desenvolvidas para os mais diversos fins.Uma das áreas de desenvolvimento de aplicações é a área da educação. Tendo contacto com estes dispositivos desde cedo, as crianças sentem-se à vontade para experimentar e explorar tudo o que as aplicações têm para lhes dar. Muitas aplicações são desenvolvidas com o intuito de ensinar e promover o desenvolvimento de capacidades, promovendo a transmissão de conhecimento de uma forma fácil e descontraída. Dentro da área da educação, têm sido desenvolvidas diversas ferramentas de aprendizagem direccionadas para o ensino da programação em crianças.Esta dissertação consiste na criação de uma aplicação para tablet que tem como função proporcionar o desenvolvimento da lógica associada à programação e da resolução de problemas. Através de um jogo com um enredo simples e com vários níveis, pretende-se dar a conhecer ao jogador alguns elementos da programação, ao mesmo tempo que este desenvolve capacidades, como a resolução de problemas, importantes para o dia-a-dia. (DUPLICADO) Actualmente, os dispositivos móveis estão presentes na maioria das actividades humanas. O tablet tornou-se num dispositivo comum, sendo utilizado para tirar fotografias, jogar, criar documentos, aceder à Internet, entre outros. Devido ao acesso à Internet, muitas são as aplicações descarregadas e utilizadas todos os dias, sendo desenvolvidas para os mais diversos fins.Uma das áreas de desenvolvimento de aplicações é a área da educação. Tendo contacto com estes dispositivos desde cedo, as crianças sentem-se à vontade para experimentar e explorar tudo o que as aplicações têm para lhes dar. Muitas aplicações são desenvolvidas com o intuito de ensinar e promover o desenvolvimento de capacidades, promovendo a transmissão de conhecimento de uma forma fácil e descontraída. Dentro da área da educação, têm sido desenvolvidas diversas ferramentas de aprendizagem direccionadas para o ensino da programação em crianças.Esta dissertação consiste na criação de uma aplicação para tablet que tem como função proporcionar o desenvolvimento da lógica associada à programação e da resolução de problemas. Através de um jogo com um enredo simples e com vários níveis, pretende-se dar a conhecer ao jogador alguns elementos da programação, ao mesmo tempo que este desenvolve capacidades, como a resolução de problemas, importantes para o dia-a-dia.
Nowadays, mobile devices are used in our everyday tasks. The tablet has become a day-to-day device used to take photographs, play games, write documents, access the Internet, among many other things. Due to the easy Internet access, thousands of applications are downloaded everyday to fulfill many different needs.One of the areas in application development is Education. Being in contact with this technology from a very young age, children tend to feel comfortable with experimentation and exploration of every kind of application. Many applications are built to teach and develop skills, promoting knowledge in an easy and relaxed way. In the eld of Education many applications have been developed to teach children how to write code.This thesis is about the creation of an application to tablet devices which aims to help the development of logic applied to programming and solving problems. Through the game development, using a simple plot and a level progression system, it is intended to give the player knowledge of programming rules and elements, and at the same time helping to improve their problem solving skills. (DUPLICATE) Nowadays, mobile devices are used in our everyday tasks. The tablet has become a day-to-day device used to take photographs, play games, write documents, access the Internet, among many other things. Due to the easy Internet access, thousands of applications are downloaded everyday to fulfill many different needs.One of the areas in application development is Education. Being in contact with this technology from a very young age, children tend to feel comfortable with experimentation and exploration of every kind of application. Many applications are built to teach and develop skills, promoting knowledge in an easy and relaxed way. In the eld of Education many applications have been developed to teach children how to write code.This thesis is about the creation of an application to tablet devices which aims to help the development of logic applied to programming and solving problems. Through the game development, using a simple plot and a level progression system, it is intended to give the player knowledge of programming rules and elements, and at the same time helping to improve their problem solving skills.
Description: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/83150
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação_Petri_Dog_Joana_Ribeiro.pdf6.73 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

486
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

566
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons