Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/82994
Title: Avaliação do efeito dos sistemas semafóricos de contagem regressiva no comportamento dos utilizadores
Other Titles: Evaluation of the effect of signal countdown displays on users behaviour
Authors: Cruz, Sara Alexandra Carapinha Simões da 
Orientador: Seco, Álvaro Jorge da Maia
Silva, Ana Maria César Bastos
Keywords: Sistema semafórico; Contagem regressiva; Tempo perdido no arranque; Débito de saturação; Capacidade; Traffic Light System; Countdown Timer; Start-up Lost Time; Saturation Flow; Capacity
Issue Date: 22-Sep-2017
Serial title, monograph or event: Avaliação do efeito dos sistemas semafóricos de contagem regressiva no comportamento dos utilizadores
Place of publication or event: DEC - FCTUC
Abstract: As interseções assumem um papel essencial na eficiência do funcionamento de um sistema urbano rodoviário. Com o atual crescimento do volume de tráfego, torna-se fundamental não só aumentar os níveis de segurança, diminuindo os pontos de conflito entre correntes conflituantes, mas também melhorar as condições de escoamento. Por este motivo, cada vez mais a sinalização luminosa e o controlo do tráfego são estudados e aperfeiçoados.Com o intuito de otimizar o desempenho das interseções, diminuindo os tempos perdidos entre fases e consequentemente, aumentando os níveis de capacidade, surgiram no mercado os sistemas semafóricos com contagem regressiva. Estes podem ser utilizados durante o tempo de verde (GSCD) e/ou o tempo de vermelho (RSCD), podendo ser destinados a veículos e/ou peões, consoante o objetivo pretendido.Nesta linha de ação, o presente trabalho centra-se na avaliação do impacto que o uso dos sistemas semafóricos de contagem regressiva assume no desempenho da interseção. Numa primeira fase, foi efetuado um levantamento bibliográfico, focado em estudos que englobam os diferentes tipos de utilização destes sistemas, isto é, contagem regressiva associada ao tempo de verde e/ou ao de vermelho, e destinada a veículos e/ou peões.Posteriormente, realizou-se o caso prático, optando-se por condicionar o estudo apenas aos sistemas semafóricos com contagem regressiva no tempo de vermelho, uma vez que os sistemas com contagem no tempo de verde são escassos em Portugal, não existindo nenhum exemplo na cidade de Coimbra. O desenvolvimento do trabalho baseia-se assim em recolhas de campo executadas em interseções semaforizadas com e sem este tipo de sistema, de forma a avaliar as alterações comportamentais associadas aos condutores. A abordagem utilizada centra-se na comparação dos resultados obtidos ao nível de três indicadores de desempenho: tempo perdido no arranque, débito de saturação e capacidade das vias.Do trabalho realizado foi possível concluir que o tempo perdido no arranque é inferior nas interseções com sistemas semafóricos de contagem regressiva. Além disso, verificou-se uma inconsistência nos resultados ao nível do débito de saturação, correspondendo ao expectável já que este indicador depende das características da via e do tráfego, e houve o cuidado de selecionar interseções com caracteristicas semelhantes. Constatou-se também que não seria possível comparar capacidades associadas a interseções distintas, sendo necessário recorrer a uma simulação para que fosse possível retirar algumas conclusões relativamente a este indicador. Verificou-se assim que o aumento do tempo perdido no arranque traduziu-se num ligeiro aumento da capacidade das interseções quando instalados sistemas semafóricos com contagem regressiva.O mesmo trabalho permitiu também concluir que a duração do ciclo e a inclinação longitudinal da via influencia o tempo perdido no arranque, tendendo o tempo perdido a aumentar quando os dois parâmetros referidos também aumentam.
Intersections play an essential role in the efficient operation of an urban road system. With the current increase in traffic volume, it is essential not only to increase safety levels, reducing the points of conflict between conflicting flows, but also to improve the flow conditions. For this reason, traffic lights and traffic control are being increasingly studied and improved.In order to optimize the performance of the intersections, decreasing the time lost between phases and consequently, increasing capacity levels, the signals countdown displays have appeared on the market. These can be used during green phase (GSCD) and/or red phase (RSCD), and they can be used for vehicles and/or pedestrians, depending on the intended purpose.Therefore, the present work focuses on the evaluation of the impact that the use of the signal countdown displays takes on the performance of the intersection.Firstly, it was carried out a bibliographic survey, focused on studies that cover the different types of use of these systems, i.e., countdown associated with green and/or red phases, and aimed to vehicles and/or pedestrians.Subsequently, it was made the case study, where it was decided to limit the study to the signal countdown displays during the red phase, since the systems with countdown during the green phase are scarce in Portugal, and there are no examples in Coimbra.The development of the work is based on data collections in the field, carried out at signalized intersections with and without this type of system, in order to evaluate the behavioral changes in drivers. The approach used focuses on the comparison of the results obtained at the level of three performance indicators: start-up lost time, saturation flow and capacity.From the work carried out, it was possible to conclude that the start-up lost time is lower at the intersections with signal countdown displays. In addition, there was an inconsistency in the results of saturation flow, corresponding to the expected since this indicator depends on the characteristics of the road and traffic, and it was selected intersections with similar characteristics. It was also found that it would not be possible to compare capacities associated with distinct intersections, so it was necessary to use a simulation to draw some conclusions on this indicator. It was found that the increase in the time lost at start-up resulted in a slight increase in the capacity of the intersections when installed signal countdown displays.The same work also allowed us to conclude that the cycle length and inclination of the traffic lanes influence the start-up lost time. Start-up lost time shows a trend to increase when the two mentioned parameters also increase.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/82994
Rights: openAccess
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