Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/82929
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dc.contributor.advisorGomes, António Manuel Sucena Silveira-
dc.contributor.advisorRoque, Licínio Gomes-
dc.contributor.authorSerafim, André Honorato Carrasco-
dc.date.accessioned2018-12-22T18:44:00Z-
dc.date.available2018-12-22T18:44:00Z-
dc.date.issued2017-09-08-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/82929-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractEsta dissertação está relacionada com a criação de uma curta-metragem animada usando machinima como principal forma de animação. Numa vertente pedagógica, esperou-se desta experiência o ganho de conhecimentos criativos, técnicos e analíticos na área dos novos média, mais propriamente na produção de uma animação e tudo o que esta envolve. Por outro lado, através da prática de machinima, pretendemos usufruir de uma ferramenta de animação acessível para a realização de um trabalho original, produzido por um único individuo e sem financiamento exterior. Machinima nasceu da usufruição de produção de imagens em tempo real, proporcionada pelos primeiros motores de jogo 3D, para a criação de vídeos. Apesar de nos seus tempos primordiais ter tido mais possibilidades em ser estabelecido como um média único devido às práticas da altura, hoje é visto maioritariamente como uma ferramenta de baixos custos para produção em massa de vídeos de animação 3D. Grande parte dos vídeos de machinima produzidos têm uma forte ligação com o contexto dos ambientes virtuais onde foram criados, e consequentemente chamam mais a atenção de comunidades de jogadores. Tendo esta realidade em mente, o produto com o qual esta dissertação está relacionada foi concebido com o intuito de tornar mais ambígua as dependências de contexto entre si e o ambiente virtual onde criado. O filme produzido trata-se de uma adaptação do livro Alice Through theLooking Glass de Lewis Carrol. A forte ligação da história com o típico jogo de xadrez, encontrada no livro, foi a principal característica usada como ponto de partida para a criação do produto final.por
dc.description.abstractThis dissertation is related to the creation of an animated short flm usingmachinima as the main form of animation. On a pedagogical side, weexpected from this experience the gain of creative, technical and analytical knowledge in the area of the new media, more properly in the production of ananimation and all that it involves. On the other hand, through the practice of machinima, we intend to use an accessible animation tool to perform an original work, produced by a single individual and without external financing.Machinima was born from the use of real-time image production, provided by 3D gaming engines, for video creation. Despite its initial times where it was more possible to be established as a unique media format due to its practices at the time, today it is seen mostly as a low cost tool for 3D animation video mass production.The majority of machinima videos produced have a strong connection with the context of the virtual environments where they were created, and consequently call more the attention of communities of players. With this reality in mind, the product with which this dissertation is related was conceived in order to make more ambiguous the dependencies of context between itself and the virtual environment where it was created.The film produced is an adaptation of Lewis Carroll’s book Alice Throughthe Looking Glass. A strong connection of history with the typical game of chess, found in the book, was a main characteristic used as the starting point for the creation of the final product.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectnovos médiapor
dc.subjectmachinimapor
dc.subjectcaptura de ecrãpor
dc.subjectmodspor
dc.subjectvideojogospor
dc.subjectnew mediaeng
dc.subjectmachinimaeng
dc.subjectscreen captureeng
dc.subjectmodseng
dc.subjectvideogameseng
dc.titleA Jornada de um Peão - Uma curta-metragem usando Machinimapor
dc.title.alternativeA Pawn's Journey - A short-animated filme using Machinimaeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento de Engenharia Informática da FCTUC-
degois.publication.titleA Jornada de um Peão - Uma curta-metragem usando Machinimapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202120899-
thesis.degree.disciplineÁudio-visuais e produção dos media-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSerafim, André Honorato Carrasco::0000-0002-1513-5501-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriSantos, Maria Alice Barriga Geirinhas dos-
uc.degree.elementojuriGomes, António Manuel Sucena Silveira-
uc.degree.elementojuriCarvalho, José Augusto Maçãs da Silva-
uc.contributor.advisorGomes, António Manuel Sucena Silveira-
uc.contributor.advisorRoque, Licínio Gomes::0000-0002-1911-2788-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1911-2788-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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