Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/82923
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dc.contributor.advisorMoura, Pedro Manuel Soares-
dc.contributor.authorSalgueiro, Rita Sofia Correia-
dc.date.accessioned2018-12-22T18:43:52Z-
dc.date.available2018-12-22T18:43:52Z-
dc.date.issued2017-10-02-
dc.date.submitted2019-01-21-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/82923-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractAo longo das duas últimas décadas, as fontes renováveis de energia têm vindo a ocupar uma posição muito importante na geração de energia elétrica em Portugal, sendo atualmente mais de metade da produção nacional de eletricidade de fonte renovável. No entanto, devido à intermitência das fontes renováveis, torna-se difícil controlar ou prever a energia que será gerada por estas fontes, surgindo então excessos de geração face ao consumo de energia. Como a exportação de energia nem sempre se demonstra rentável, o aproveitamento destes excessos poderia ser utilizado para outro fim. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar o impacto do carregamento de veículos elétricos nos períodos em que o excesso de geração de fonte renovável é significativo. Para tal, começou-se por estudar o consumo e a durabilidade do carregamento de um veículo elétrico, para depois se poder analisar o impacto deste carregamento para vários cenários de grandes frotas de veículos (100 k, 500 k e 1 M). Tendo em consideração que o quotidiano típico de um cidadão europeu se carateriza pela sua chegada a casa ao fim do dia e partida para o emprego na manhã do dia seguinte e, sabendo que a maioria do excesso de geração coincide com essas horas, analisou-se o impacto do carregamento dos veículos durante esse intervalo de tempo para três dias representativos do ano de 2016. Porém, nem sempre existiram excessos elevados de geração nos períodos com mais veículos em carregamento, pelo que foi feita uma adaptação dos cenários de perfis de carregamento para os horários em que existiam maiores excessos de geração renovável. Os resultados obtidos com este trabalho permitiram concluir que o carregamento de veículos elétricos poderá ser uma opção futura para compensar os excessos de geração renovável.por
dc.description.abstractOver the last two decades, renewable energy sources have ensured a very important role in the generation of electricity in Portugal, and currently, more than half of the national generation of electricity is from renewable sources. However, due to intermittence of renewable sources, it becomes difficult to control or forecast the energy that will be generated by these sources, resulting in generation surplus relatively to the energy consumption. Since the energy export is not always profitable, the generation surplus could be used for other purposes.Therefore, the objective of this work is to analyze the impact of electric vehicles charging in the periods when the generation surplus of renewable source is high. To do this, the consumption and duration of the charging of an electric vehicle was studied in order to analyze the impact of this load on several scenarios of large vehicle fleets (100 k, 500 k and 1 M).Taking into account that the typical daily life of a European citizen is characterized by his arrival at home at the end of the day and departure for employment at the morning of the following day and, knowing that most of the generation surplus coincides with such hours, it was assessed the impact of the vehicles charging during this time period for three representative days of 2016. However, there were not always high generation surplus during the periods with more vehicles charging. Then, an adaptation of the scenarios of the charging profiles to the periods with higher generation surplus was developed. The results obtained with this work allowed to conclude that the charging of electric vehicles could be a future option to compensate the generation surplus of renewable generation.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEnergias Renováveispor
dc.subjectExcessos de Geraçãopor
dc.subjectVeículos Elétricospor
dc.subjectGestão de Carregamentospor
dc.subjectGestão da Procurapor
dc.subjectRenewable Energieseng
dc.subjectGeneration Surpluseng
dc.subjectElectric Vehicleseng
dc.subjectCharging Managementeng
dc.subjectDemand-Side Managementeng
dc.titleImpacto da utilização em larga escala de veículos elétricos no mix de geraçãopor
dc.title.alternativeImpact of the Large-Scale Penetration of Electric Vehicles on the Generation Mixeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEEC-
degois.publication.titleImpacto da utilização em larga escala de veículos elétricos no mix de geraçãopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202125564-
thesis.degree.disciplineEngenharia Electrotécnica e de Computadores-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Eng. Electrotécnica e de Computadores-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSalgueiro, Rita Sofia Correia::0000-0002-4440-3763-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriAlmeida, Aníbal Traça de Carvalho-
uc.degree.elementojuriCoelho, Dulce Helena Carvalho-
uc.degree.elementojuriMoura, Pedro Manuel Soares-
uc.contributor.advisorMoura, Pedro Manuel Soares-
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitISR - Institute of Systems and Robotics-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4852-2812-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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