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https://hdl.handle.net/10316/82823
Title: | Rede de caminhos no Reino do Kongo | Other Titles: | Network of Paths in the Kingdom of Kongo | Authors: | Barreira, João do Nascimento Marques | Orientador: | Lopes, Maria da Conceição | Keywords: | Kongo; Congo; caminhos; estradas; África; Kongo; Congo; paths; roads; Africa | Issue Date: | 23-Feb-2018 | Serial title, monograph or event: | Rede de caminhos no Reino do Kongo | Place of publication or event: | Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra | Abstract: | Quando Diogo Cão chega à Foz do rio Congo, encontra um território administrado por uma estrutura política bem definida, extenso, próspero e perfeitamente organizado - o reino do Kongo. A enorme área controlada pelo Mani Kongo (assim era conhecido o soberano do reino do Kongo) implicaria a existência de uma rede de caminhos que permitisse a circulação de pessoas e bens, contribuindo também para que o Estado Central (baseado em Mbanza Kongo) pudesse exercer de forma mais eficaz a sua autoridade. Esta rede de caminhos tornar-se-ia ainda mais necessária com a pressão comercial exercida pelas potências europeias, já que a demanda por produtos provenientes desta parte de África não pararia de aumentar. Desta forma, a existência e manutenção de uma rede de caminhos por via terreste assume-se como essencial para que ambas as partes possam lucrar com a compra e venda de bens e, infelizmente, também de pessoas. Além dos comerciantes, também a Igreja vai aproveitar estes percursos para poder fazer circular os seus agentes com o intuito de difundir a fé católica.A dissertação que apresento, denominada “Rede de Caminhos no Reino do Kongo”, pretende mapear estes mesmos percursos, tendo como base informação documental e cartográfica. Procuro ainda recorrer a ferramentas SIG (Sistemas de Informação Geográfica) com o objectivo a propor "caminhos óptimos", de forma a dar algumas pistas para futuras prospecções que possam vir a ocorrer no futuro. Em suma, este trabalho pretende analisar e cruzar a informação já existente relativa a esta temática, bem como avançar com propostas tendo em vista futuras intervenções arqueológicas no terreno. When Diogo Cão arrives at the mouth of the Congo River, he finds a territory governed by a well-defined, extensive, prosperous and perfectly organized political structure - the Kongo kingdom. The large area controlled by Mani Kongo (the title giver to the ruler of the Kongo kingdom) would imply the existence of a good network of roads that would allow the circulation of people and goods, also helping the Central State (based on Mbanza Kongo) to Exercise its authority more effectively.This network of routes would become even more necessary with the commercial pressure exerted by the European powers, since the demand for products from this part of Africa would not stop growing. In this way, the existence and maintenance of a road network via land is assumed to be essential so that both parties can profit from the purchase and sale of goods and, unfortunately, also people. In addition to merchants, the Church will also take advantage of these routes to send its agents so that they can spread the Catholic faith.The following dissertation, called "Network of Paths in the Kingdom of Kongo", intends to map these same courses, based on documentary and cartographic information. There are maps with known paths, but there as not been a project able to compile and compare all this information. I will also use GIS (Geographic Information Systems) tools with the aim of proposing optimal paths, in order to give some clues for future prospecting that may occur in the future. In short, this work intends to analyze and to cross the already existent information on this subject, as well as to advance with proposals for future archaeological interventions in the field. |
Description: | Dissertação de Mestrado em Arqueologia e Território apresentada à Faculdade de Letras | URI: | https://hdl.handle.net/10316/82823 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado |
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