Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/82819
Title: A utilização de dispositivos móveis na avaliação formativa: desenvolvimento de competências para o novo milénio
Other Titles: The use of mobile devices in formative assessment: development of skills for the new millenium
Authors: Ferreira, Beatriz Pereira 
Orientador: Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo
Keywords: Estágio Pedagógico; Avaliação; Avaliação Formativa Contínua; Dispositivos Móveis; Tecnologias Educacionais; Pedagogical Internship; Evaluation; Continuous Formative Assessment; Mobile Devices; Educational Technologies
Issue Date: 16-Oct-2018
Serial title, monograph or event: A utilização de dispositivos móveis na avaliação formativa: desenvolvimento de competências para o novo milénio
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Este trabalho incide sobre a utilização de dispositivos móveis durante o processo de avaliação formativa e como esses dispositivos podem desenvolvem outras competências nos alunos do século XXI, de forma a estarem preparados para as novas exigências que lhes são pedidas à saída da escolaridade obrigatória. O trabalho foi desenvolvido em duas turmas no ano letivo 2017/2018, durante o estágio pedagógico supervisionado no Colégio Bissaya Barreto.Começamos por apresentar tudo o que diz respeito à realização do estágio pedagógico, apresentando uma descrição da escola, uma caracterização da turma afeta, bem como as diferentes atividades desenvolvidas ao longo do estágio curricular. Depois abordaremos a investigação científica realizada, onde se aprofunda a temática escolhida, a avaliação formativa contínua. De seguida, aborda-se o estudo desenvolvido e aplicado, este foi delineado para cumprir dois grandes objetivos: um primeiro, associado ao desenvolvimento de estratégias que facilitem uma avaliação contínua mais frequente, permitindo, por um lado, que os estudantes identifiquem as suas dificuldades e, consequentemente, trabalhem para as superar e, por outro lado, que os professores encontrem estratégias que lhes permitam a realização dessa mesma avaliação quer de uma forma mais célere quer, e sobretudo, obtendo resultados de uma forma mais eficiente. Para além disso, o projeto desenvolvido procurou também a integração de metodologias digitais que fomentem o desenvolvimento de competências associadas ao "Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória", por exemplo, ao nível do trabalho colaborativo, da criatividade, da comunicação, da persistência e da adaptabilidade. Para tal, foi escolhido a app Plickers e os dispositivos móveis ActivExpression2 para se desenvolver o estudo, encontrando assim uma nova metodologia para realizar a avaliação formativa na Era Digital.
The present work focuses on the use of mobile devices during the formative assessment process and how these devices can develop other skills in the students of the 21st Century, that way they will be prepare for the new requirements that are asked in the professional word. The work was developed in two classes in the 2017/2018 school year, during the teaching internship at “Bissaya Barreto College”.We begin by presenting everything that concerns the pedagogical internship, a description of the school, a characterization of the assigned class, as well as the different activities developed during the internship. After, we address the scientific research carried out, in which the chosen theme was the continuous formative assessment. And next, we approached the study developed and applied, which was designed to fulfill two main objectives: first, associated with the development of strategies that facilitate a more frequent continuous evaluation, allowing, on the one hand, students to identify their difficulties and consequently work to overcome them, and on the other hand, that teachers find strategies that allow them to carry out an evaluation more faster and efficiently, and above all, to obtain results in a more efficient way. The project also wanted the integration of digital methodologies that foster the development of skills associated with the "Profile of the Student Leaving Required Schooling", for example, in terms of collaborative work, creativity, communication, persistence and adaptability. To this end, the Plickers app and the mobile devices ActiveExpression2 were chosen to develop the study, finding a new methodology for conducting formative assessment in the Digital Age.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/82819
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
BeatrizFerreira_versaodefinitiva.pdf7.63 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

585
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 20

1,223
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons