Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/82669
Title: Qualidade de vida dos estudantes de medicina
Other Titles: Medical students' quality of life
Authors: Monteiro, Ana Catarina Moura 
Orientador: Caetano, Inês Rosendo Carvalho e Silva
Santiago, Luiz Miguel de Mendonça Soares
Keywords: qualidade de vida; estudantes; medicina; eq5d; sf-8; quality of life; students; medicine; eq5d; sf-8
Issue Date: 13-Mar-2018
Serial title, monograph or event: Qualidade de vida dos estudantes de medicina
Place of publication or event: FMUC
Abstract: Introdução: O ensino nas faculdades de medicina exige ao aluno esforço e dedicação em tempo integral, o que por vezes, leva a um comprometimento do bem-estar físico e social desses estudantes. O presente estudo utiliza os questionários EQ-5D e SF-8 para avaliar a qualidade de vida dos estudantes de Medicina da Universidade de Coimbra nos anos clínicos (4º, 5º e 6º anos) durante o ano letivo 2016/2017.Objetivo: Avaliar a qualidade de vida dos estudantes do ciclo clínico do MIM da FMUC (4º a 6º ano) e perceber a correlação entre EQ5D-3L e SF-8 em função das variáveis epidemiológicas idade, sexo, habitação em tempo de estudo, atividades sociais extra-curriculares, satisfação com a vida estudantil e social bem como a preocupação com o futuro. Métodos: Realizou-se um estudo observacional com intenção analítica, em amostra de conveniência mas representativa da população de estudantes do 4º, 5º e 6º anos do curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, no ano letivo de 2016/2017. Foi elaborado um questionário tendo por base as questões do EQ-5D e SF-8, que foi aplicado através da plataforma “formulários Google”. Os dados obtidos foram submetidos a análise descritiva e estatística, usando os testes de Kruskal-Wallis, Mann-Witney e ANOVA e as correlações de Pearson e de Spearman.Resultados: Os 105 alunos dos 3 anos de curso estudados e ambos os sexos têm a mesma distribuição de respostas para os Scores SF e Eq5D. Não há diferenças estatisticamente significativas entre estes scores relativamente ao tipo de residência em tempo de aulas. Ambos os scores se correlacionam inversamente. Quanto ao “estado de saúde neste momento”: há correlação negativa com o score SF e correlação positiva com o score EQ5D. No que diz respeito à “Satisfação em relação à vida estudantil”: há correlação negativa com o score SF e correlação positiva com o score EQ5D. Em relação a “satisfação em relação a atividades sociais extra-curriculares”: há correlação negativa com o score SF e correlação positiva com o score EQ5D. Como o valor da correlação é de 1, dizemos que essa correlação é muito forte. Relativamente a “Preocupação quanto ao futuro”, há correlação positiva com o score SF e correlação negativa com o score EQ5D.Discussão e Conclusão: Ainda que uma das questões do SF-8 não tenha sido aplicada neste estudo, podemos concluir que o score SF e o Eq-5D estão fortemente correlacionados de forma inversa. Os 3 anos de curso estudados têm a mesma distribuição de respostas para ambos os scores EQ5D e SF. Concluímos também que a distribuição de SF e EQ5D é semelhante para os 2 sexos (ver tabela 3). Ainda assim, podemos dizer que, na nossa amostra, o valor médio para o score EQ5D é de 0,812 para o sexo masculino e de 0,726 para o sexo feminino, o que indica que os rapazes estudantes de medicina têm qualidade de vida superior e as raparigas deste curso têm qualidade de vida inferior à população portuguesa em geral. O “estado de saúde neste momento” correlaciona-se de forma positiva moderada em relação ao EQ-5D, o único questionário utilizado em pleno neste estudo; a “satisfação em relação à vida estudantil” apresenta correlação positiva fraca; a “satisfação em relação a atividades sociais extra-curriculares” tem correlação positiva muito forte e a “Preocupação quanto ao futuro” apresenta correlação negativa fraca.
Background: Teaching in medical schools demands from the students full-time dedication, which sometimes leads to a compromise in the physical and social well-being of these students. The present study uses the EQ-5D and SF-8 questionnaires to evaluate the quality of life of medical students of the University of Coimbra in the clinical years (4th, 5th and 6th years) during the 2016/2017 school year.Objectives: To evaluate the quality of life of the students in the clinical cycle of FMUC (4th to 6th grade) and to understand the correlation between EQ5D-3L and SF-8 as a function of the epidemiological variables age, sex, extra-curricular social, satisfaction with student and social life as well as concern for the future.Methodology: An observational study was carried out with an analytical intention, in a convenience sample, but representative of the students population of the 4th, 5th and 6th years of the Medicine course of the Faculty of Medicine of the University of Coimbra, in the academic year 2016/2017. A questionnaire was developed based on the issues of EQ-5D and SF-8, which was applied through the "Google Forms" platform. The data were submitted to descriptive and statistical analysis, using the Kruskal-Wallis, Mann-Witney and ANOVA tests and the Pearson and Spearman correlations.Results: The 105 students of the 3 years studied and both sexes have the same distribution of answers for the SF and Eq5D Scores. There are no statistically significant differences between these scores relative to the type of residence in class time. Both scores correlate inversely. As for "health status at this time": there is negative correlation with the SF score and positive correlation with the EQ5D score. Regarding "Satisfaction in relation to student life": there is negative correlation with the SF score and positive correlation with the EQ5D score. Regarding "satisfaction with extra-curricular social activities": there is a negative correlation with the SF score and a positive correlation with the EQ5D score. Since the value of the correlation is 1, we say that this correlation is very strong. Concerning "Concern about the future", there is a positive correlation with the SF score and negative correlation with the EQ5D score.Discussion: Although one of the questions of the SF-8 has not been applied in this study, we can conclude that the SF score and the Eq-5D are strongly correlated inversely. The 3 year course studied has the same distribution of answers for both EQ5D and SF scores.We also conclude that the distribution of SF and EQ5D is similar for both sexes (see table 3). Still, we can say that in our sample the mean value for the EQ5D score is 0.812 for the male sex and 0.726 for the female sex, which indicates that the medical students boys have higher quality of life and the girls of this course have lower quality of life than the Portuguese population in general.The "state of health at this time" correlates in a moderately positive way with respect to the EQ-5D, the only questionnaire used in full in this study; "satisfaction with student life" has a weak positive correlation; the "satisfaction with extra-curricular social activities" has a very strong positive correlation and "Concern about the future" presents a weak negative correlation.
Description: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
URI: https://hdl.handle.net/10316/82669
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

579
checked on Apr 9, 2024

Download(s) 50

581
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons