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Title: Qualidade de Vida e Vulnerabilidade ao Stress nos Estudantes de Medicina dos 5º e 6º Anos
Other Titles: Quality of Life and Stress Vulnerability in 5th and 6th year Medical Students
Authors: Pereira, Ana Patrícia Martins 
Orientador: Simões, José Augusto Rodrigues
Santiago, Luiz Miguel Mendonça Soares
Keywords: Estudantes de Medicina; Qualidade de Vida; Vulnerabilidade ao Stress; EQ-5D; 23-QVS; Medical Students; Quality of Life; Stress Vulnerability; EQ-5D; 23-QVS
Issue Date: 15-Mar-2017
Serial title, monograph or event: Qualidade de Vida e Vulnerabilidade ao Stress nos Estudantes de Medicina dos 5º e 6º Anos
Place of publication or event: Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Abstract: Introdução: A qualidade de vida (QdV) e a vulnerabilidade ao stress psicológico (VSP) dos estudantes de Medicina são temas pouco abordados em Portugal. A formação médica escolar pode ser um risco para a saúde dos estudantes e estar na origem do stress observado na profissão médica, daí a sua relevância.Objetivos: Estudar a QdV e a VSP dos estudantes de Medicina do 5º e do 6º ano da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC).Métodos: Estudo observacional e transversal, realizado entre Maio e Julho de 2016, por aplicação, aos alunos de 5º e 6º ano do ano letivo 2015/2016 da FMUC, dos questionários EQ-5D (índice e EQ-VAS) e 23-QVS, complementados por inquérito epidemiológico. Realizada análise estatística descritiva e inferencial.Resultados: Populações de 323 alunos no 5º ano e 294 no 6º ano e amostras de 137 e 85, respetivamente, ambas com características epidemiológicas semelhantes. Maioria dos participantes do sexo feminino. Para os 5º e 6º anos: média do EQ-5D 0,86±0,16 e 0,84±0,18, e do EQ-VAS de 80,14±13,64 e 79,82±11,36, indicando bom estado de saúde, estando 17,6% de todos os alunos em má QdV. No 23-QVS, a média foi de 35,94±10,55 e 34,26±10,24. Foi de 25,2% a proporção da amostra vulnerável ao stress (36 do 5º ano e 20 do 6º). “Perfeccionismo e intolerância à frustração” foi a dimensão mais afetada. Estudantes vulneráveis ao stress têm maioritariamente má QdV (69,6%). Alunos satisfeitos com a vida social e com a atividade estudantil têm menos VSP (p<0,001 em ambos os casos) e têm melhor QdV, no índice EQ-5D (p<0,001) e no EQ-VAS (p=0,024 na vida social e p=0,033 na estudantil). Dificuldades financeiras aumentam a VSP e condicionam pior QdV (p=0,001 ou p<0,001). Alunos com preocupações perante o futuro têm pior QdV no EQ-5D (p<0,001) e no EQ-VAS (p=0,010) e mais VSP (p<0,001). Ser portador de doença crónica associa-se a pior estado de saúde avaliado pelo EQ-5D (p=0,001) e pelo EQ-VAS (p<0,001).Discussão e conclusão: Sem diferenças significativas entre o 5º e o 6º ano de Medicina, verifica-se má QdV em 17,6% destes alunos, e 25,2% são vulneráveis ao stress. A preocupação com o futuro e as dificuldades financeiras condicionam maior VSP e uma pior QdV. A satisfação com a vida social e académica estão associados a melhores estados de saúde e menor VSP. A presença de doença crónica condiciona uma pior QdV. Parecem ser importantes intervenções eficazes pelas escolas médicas e sistemas educativos, para prevenir os efeitos negativos do stress nestes estudantes e promover o seu bem-estar.
Background: Quality of life (QoL) and vulnerability to psychological stress (VSP) of medical students are yet unexplored subjects in Portugal. Medical education can be a health hazard for students and be at the origin of the stress observed in the medical profession, hence its relevance.Objectives: To study the QoL and VSP of 5th and 6th year medical students of the Faculty of Medicine, at University of Coimbra (FMUC), Portugal.Methods: Observational, cross-sectional study, conducted between May and July 2016, in FMUC, by application, to the 5th and 6th year students of the 2015/2016 academic year, of the EQ-5D questionnaire (index and EQ-VAS) and 23-QVS, along with an epidemiological inquiry. Descriptive and inferential statistical analysis was performed.Results: Populations of 323 students in the 5th year and 294 in the 6th year and samples of 137 and 85, respectively, both with similar epidemiological characteristics. Most female participants. For the 5th and 6th years: EQ-5D mean 0,86±0,16 and 0,84±0,18, and EQ-VAS 80,14±13,64 and 79,82±11,36, indicating a good health status, with 17,6% of all students in poor QoL. In the 23-QVS, the mean was 35,94±10,55 and 34,26±10,24. Of the 222 students, 25,2% were vulnerable to stress (36 of the 5th year and 20 of the 6th). "Perfectionism and frustration intolerance" was the most affected dimension. Students who are vulnerable to stress have mostly poor QoL (69.6%). Students who are satisfied with social life and academic activity have less VSP (p <0.001 in both cases) and a better QoL in the EQ-5D index (p <0.001) and EQ-VAS (p=0,024 in social life and p=0,033 in academics). Financial difficulties increase VSP and determine worse QoL (p=0,001 or p<0,001). Students who concern about the future have worse QoL in EQ-5D (p<0,001) and EQ-VAS (p=0,010) and more VSP (p<0,001). Having chronic disease is associated with a poorer health status assessed by EQ-5D (p=0,001) and EQ-VAS (p<0,001).Discussion and conclusions: With no significant differences between the 5th and the 6th year of Medicine, is seen that 17,6% of these students have poor QoL, and 25.2% are vulnerable to stress. Concern about the future and financial difficulties determine higher VSP and worse QoL. Satisfaction with social and academic life are associated with better health status and lower VSP. The presence of chronic disease conditions a worse QoL. It looks to be important that medical schools and educational systems provide effective interventions to prevent the negative effects of stress on these students and to promote their well-being.
Description: Trabalho de Projeto do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
URI: http://hdl.handle.net/10316/82616
Rights: embargoedAccess
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