Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/82588
Title: O impacto da marca na intenção de compra e no word-of-mouth no mercado low-cost: o caso da Primark
Other Titles: THE IMPACT OF THE BRAND ON PURCHASE INTENTION AND THE WORD-OF-MOUTH ON THE LOW-COST MARKET: THE CASE OF PRIMARK
Authors: Oliveira, Nuno Henrique Gouveia de 
Orientador: Costa, João Pedro Dias Fontes da
Keywords: Brand Equity; Marca; Consumidor; Intenção de Compra; WOM; Brand Equity; Brand; Consumer; Purchase Intent; WOM
Issue Date: 14-Sep-2017
Serial title, monograph or event: O IMPACTO DA MARCA NA INTENÇÃO DE COMPRA E NO WORD-OF-MOUTH NO MERCADO LOW-COST: O CASO DA PRIMARK
Place of publication or event: Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
Abstract: Nos dias de hoje, as marcas ganharam uma grande importância, visto que estas podem afetar a decisão dos consumidores. Existem diversas marcas com produtos iguais ou semelhantes, por isso, é fundamental que as empresas consigam diferenciar os seus produtos, e consecutivamente a sua marca. Um dos fatores que pode confundir as suas decisões é o preço, pois é uma variável fundamental numa sociedade capitalista. Uma empresa de origem irlandesa, conhecida como “Primark”, percebeu que os consumidores estão dispostos a pagar menos pelas roupas que usam, mesmo que em alguns casos os artigos possam ser de qualidade inferior em relação a outras marcas, o que muitas vezes não se comprova. É necessário compreender as perceções que os consumidores têm da marca, no fundo, pretende-se perceber o que é que a marca Primark oferece de diferente em relação à concorrência. Para isso, procedeu-se a um estudo de caso de caráter quantitativo, através da elaboração de um questionário que contou com 347 respostas, sendo que 336 delas permitiram recolher informações muito relevantes sobre a marca.Ao longo deste trabalho, tentou perceber-se o impacto que a marca Primark tem na Intenção de Compra, mais concretamente, se os consumidores dariam mais valor à marca “Primark” se esta viesse estampada nas suas peças. Contudo, os resultados mostraram que não faz sentido a marca expressar-se nos seus produtos, o que pode demonstrar que a empresa está alinhada com as necessidades dos seus clientes.Relativamente ao word-of-mouth (WOM) dos seus clientes, era necessário perceber a relevância do WOM numa empresa que não faz grandes apostas em publicidade e marketing, mas tenta ter um serviço ao cliente de muita qualidade. Os resultados acabaram por comprovar que a Primark aproveita o boca-a-boca positivo, sendo que os consumidores falam da empresa e dos seus produtos com muita frequência.
Today, brands have gained a great deal of importance as these can affect consumers' decisions. There are several brands with the same or similar products, so it is crucial that companies can differentiate their products, and consequently their brand. One of the factors that may confound their decisions is price, since it is a fundamental variable in a capitalist society. A company of Irish origin, known as "Primark", realized that consumers are willing to pay less for the clothes they wear, even if in some cases the articles may be of inferior quality compared to other brands, which often do not proves. It is necessary to understand the perceptions that the consumers have of the brand, in the background, it is intended to perceive what it is that the Primark brand offers of different in relation to the competition. For this, a quantitative case study was carried out, through the elaboration of a questionnaire that had 347 answers, 336 of which allowed to collect very relevant information about the brand.Throughout this work, we tried to understand the impact that the Primark brand has on the Intention to Purchase, more concretely, if the consumers would value the brand "Primark" if it was stamped on their parts. However, the results showed that it does not make sense for the brand to express itself in its products, which can demonstrate that the company is aligned with the needs of its customers. With regard to the word-of-mouth (WOM) of its customers, it was necessary to realize the relevance of WOM in a company that does not make big bets on advertising and marketing, but tries to have a high quality customer service. The results have proven that Primark takes advantage of the positive word-of-mouth, and consumers talk about the company and its products very often.
Description: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/82588
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese_Nuno Oliveira_versão final_pdf.pdf1.79 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

641
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

947
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons