Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/82569
Title: A coerência textual e o desenvolvimento das competências de escrita nas aulas de Português e de Latim
Other Titles: The coherence and the development of writing skills in Portuguese and Latin classes
Authors: Rodrigues, Elsa Daniela Travassos 
Orientador: Silva, Cláudia Raquel Cravo da
Keywords: Texto; Coerência Textual; Princípios; Cadeias de Referência; Relações discursivas; Text; Textual coherence; Principles; Reference chains; Discursive relations
Issue Date: 6-Feb-2018
metadata.degois.publication.title: A coerência textual e o desenvolvimento das competências de escrita nas aulas de Português e de Latim
metadata.degois.publication.location: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente relatório, elaborado no âmbito da prática pedagógica supervisionada, procura aferir se a reflexão minuciosa sobre os princípios cognitivos e sobre os mecanismos linguísticos que ajudam a garantir a coerência textual, nas aulas de Português e nas aulas de Latim, favorece a correta aplicabilidade dessas particularidades, por parte dos alunos, e, consequentemente, o desenvolvimento das suas competências de escrita.Na primeira parte deste trabalho, componho uma breve apresentação da instituição de ensino onde realizei a prática pedagógica supervisionada, Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, e das turmas a que estive afeta, bem como uma reflexão sobre a minha experiência como docente ao longo do ano letivo. Nesta reflexão enumero ainda os textos e os conteúdos abordados em cada aula que lecionei, durante o ano escolar, na disciplina de Português e na disciplina de Latim. Na segunda parte, justifico a escolha da temática deste relatório e incluo um comentário sobre a sua pertinência e a sua presença nas orientações programáticas do Ensino Básico e do Ensino Secundário, seja na disciplina de Português seja na disciplina de Latim. Seguidamente, procedo à sua fundamentação teórica e à sua didatização nas turmas de Português (11ºB) e de Latim (11ºA), apresentando os materiais usados na lecionação das aulas. Por último, apresento a discussão dos dados resultantes desta investigação e teço algumas considerações relativamente ao trabalho desenvolvido quer por mim quer pelos alunos.Tendo em conta o índice de sucesso alcançado, confiro que a ponderação sobre as peculiaridades da coerência textual facilitou aos alunos a apreensão e a praticabilidade desses aspetos textuais, contribuindo, por isso, para o progresso das suas destrezas de escrita.
This report, drawn up in the scope of supervised pedagogical practice, attempts to evaluate if the thorough reflection on cognitive principles and language mechanisms that help to ensure textual coherence, in both Portuguese and Latin classes, favours the correct application of these particular qualities by the students, and, consequently, the development of their writing skills.On the first section, I conduct a presentation of the educational institution where I performed my supervised pedagogical practice, Dr. Bernardino Machado Secondary School, as well as the classes assigned to me, 11º A and 11º B; followed by a reflection on my experience as a teacher throughout the school year. In this reflection I also enumerate the texts and the contents covered in each class that I taught during the academic year, in the discipline of Portuguese and in the discipline of Latin.In the second part, I briefly justify the choice of the thesis I have chosen for this report, including a theoretical assessment of its pertinence and its presence in the programmatic guidelines of Basic Education and Secondary Education, in the discipline of Portuguese and in the discipline of Latin. Following that, I proceed to its theoretical foundation and to its didatization in the Portuguese (11ºB) and Latin (11ºA) classes, presenting the materials used in class teaching. On the last section, I present a discussion of the data resulting from this analysis, leading to some final considerations in relation to the work developed by me and the students.Taking into account the achieved success rate, I am able to confirm that the reasoning on the peculiarities of textual coherence eased the learning process of the students, as well as the practical application of these textual variables, and therefore contributing to the improvement of their writing skills.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/82569
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
ElsaRodrigues_versaofinal.pdf6.25 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

586
checked on Nov 6, 2024

Download(s) 50

2,493
checked on Nov 6, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons