Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/82566
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBorges, Maria Manuel Lopes de Figueiredo Costa Marques-
dc.contributor.authorGonçalves, Daniel José Moura-
dc.date.accessioned2018-12-20T04:15:44Z-
dc.date.available2018-12-20T04:15:44Z-
dc.date.issued2018-02-22-
dc.date.submitted2019-01-21-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/82566-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ciência da Informação apresentada à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO domínio das competências básicas de literacia da informação é a chave para o sucesso académicodos/as estudantes das Instituições de Ensino Superior. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância dos Serviços de Referência nas bibliotecas universitárias para o desenvolvimento dosíndices de literacia na área das Ciências da Saúde. A metodologia utilizada para alcançar o objetivo proposto apresenta duas componentes: a revisão da literatura e um estudo de caso. Na revisão da literatura abordaram-se os Serviços de Referência nas bibliotecas universitárias traçando-se a sua evolução, modalidades e modelos, com foco específico na área da saúde; quanto à Literacia da Informação traçou-se também o contexto evolutivo, bem como os modelos que se têm aplicado em contexto académico, com foco especial para a área da saúde. O estudo de caso selecionado é o Serviço de Referência da Biblioteca das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra para apurar as necessidades dos alunos das Faculdades de Medicina e de Farmácia da Universidade de Coimbra, a partir da perceção das Bibliotecárias de Referência. Para coletar os dados necessários foi aplicado um inquérito por questionário. Para a definição dos pontos chave do programa foi aplicado o modelo Big6 tendo em conta as respostas coletadas e os conceitos da literatura que se pretendem importar para esta comunidade específica. Esta proposta de instrução da literacia lecionada à distância visa possibilitar às/aos estudantes desta comunidade académica adquirir as competências julgadas necessárias para o desenvolvimento dos seus trabalhos académicos.por
dc.description.abstractThe mastery of the basic competencies of information literacy is the key to the academic success among the students of the Higher-Education Institutions. The objective of this work is to reflect upon the importance of Reference Services in academic libraries in the development of literacy levels in Health Sciences. The methodology used to reach the proposed objective has two components: the literature review and a case study. The literature review focused on Reference Services and Information Literacy. In both cases, the evolution and models were discussed. For the case study, the Reference Services of the Health Sciences Library of the University of Coimbra was chosen to identify the needs of the students of the Faculties of Medicine and Pharmacy of the University of Coimbra from the point of view of the librarians, which provide instruction to the field of Information Literacy. To collect the data a questionnaire survey was applied to the Reference Librarians of the service to understand their perception. The answers provided the needed data for the elaboration of a model of information literacy administered from a distance that allows the students of this academic community to acquire the skills deemed needed to the development of their academic work. For the definition of the key points, the Big6 model was applied considering the answers to the surveys and the concepts of the literature that are intended to be imported into this specific health sciences academic community.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectCurso à distânciapor
dc.subjectBig6por
dc.subjectBiblioteca das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra;por
dc.subjectLiteracia da Informaçãopor
dc.subjectServiços de Referênciapor
dc.subjectOnline courseeng
dc.subjectBig6eng
dc.subjectHealth Sciences Library of the University of Coimbraeng
dc.subjectInformation Literacyeng
dc.subjectReference Serviceseng
dc.titleA instrução da literacia da informação nos Serviços de Referência: proposta de um curso de literacia à distância para a Biblioteca das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra.por
dc.title.alternativeInformation Literacy Instruction in Reference Services: a proposal of an online course for the Health Sciences Library of the University of Coimbra.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras-
degois.publication.titleA instrução da literacia da informação nos Serviços de Referência: proposta de um curso de literacia à distância para a Biblioteca das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202044467-
thesis.degree.disciplineCiência da Informação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ciência da Informação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorGonçalves, Daniel José Moura::0000-0002-4208-8739-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriSimões, Maria da Graça Melo-
uc.degree.elementojuriBorges, Maria Manuel Lopes de Figueiredo Costa Marques-
uc.degree.elementojuriPestana, Olívia Manuela Marques-
uc.contributor.advisorBorges, Maria Manuel Lopes de Figueiredo Costa Marques::0000-0002-7755-6168-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7755-6168-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
DanielGoncalves_versaofinal.pdf1.77 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 20

677
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

739
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons