Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/82460
Title: O crescente fenómeno da internacionalização das Universidades: o contributo para a construção de uma sociedade global cosmopolita
Other Titles: The growing phenomenon of the internationalization of universities: a contribution to the construction of a global cosmopolitan society
Authors: Sardo, Isabel Cristina Caçoilo 
Orientador: Cravo, Teresa Paula Almeida
Keywords: cosmopolita; Globalização; Internacionalização; Mobilidade académica; Sociedade global; cosmopolitan; Globalization; Internationalization; Academic Mobility; Global Society
Issue Date: 20-Sep-2017
Serial title, monograph or event: O crescente fenómeno da internacionalização das Universidades: o contributo para a construção de uma sociedade global cosmopolita
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Num cenário designado como era global e em constante interacção entre inúmeros agentes da sociedade que vai ocorrendo aos mais variados níveis, encontramos diversos desses “actores”, cada um com diferentes potencialidades, capacidades e papéis a desempenhar. Entre eles destacamos as Universidades, sobre as quais nos debruçaremos no decorrer do presente estudo. Enquanto instituições de especial importância no panorama internacional, estas utilizam a internacionalização como meio de integração numa comunidade global, desempenhando um papel fundamental na construção de uma sociedade global cosmopolita. Para desempenhar essa função integrativa, as Universidades realizam uma ampla reforma da sua estrutura organizativa a operar ao nível dos serviços, políticas e procedimentos, no sentido de desenvolver uma estratégia de internacionalização. E, associada a um conjunto de princípios que se coadune com factores como a sua missão, os seus valores e objectivos. É, assim, delineada uma estratégia que vai desde o envolvimento da Universidade com instituições políticas, locais, indústria, governo, staff e estudantes, dando-lhes a conhecer a oportunidade e a visão do que é ser internacional, procurando, dessa forma, parcerias e colaborações com outras Universidades e Instituições de Ensino Superior, quer a nível nacional, quer a nível internacional. O principal motivo de procura desta recíproca internacionalização redunda, acreditamos, no facto de as Universidades apostarem nesse fenómeno como potenciador da melhoria das condições de investigação, de aprofundamento e de despertar de conhecimentos a nível de ensino, bem como do próprio nível de envolvimento da comunidade universitária nesta pugnada ideia de sociedade global. É tendo por base este positivo contributo para o desenvolvimento da Universidade que a mobilidade académica surge como um dos meios preponderantes e dinamizadores do papel das instituições de ensino superiores na sociedade, desenvolvendo-se, como teremos oportunidade de demonstrar, por meio dos respectivos programas e projectos de mobilidade. É através destes que estas promovem a sua integração na comunidade global das suas congéneres, enquanto fomentadoras da dimensão internacional e da compreensão intercultural. Situação comprovada quer, pela diversidade e quantidade de estudantes de diferentes nacionalidades envolvidos numa experiência internacional e que uma Universidade recebe e envia, quer pelas actividades internacionais que daqui se originam. Tome-se como exemplo os cursos de línguas estrangeira. É, nestes termos, que utilizaremos um quadro que combina abordagens construtivistas, escola inglesa e cosmopolitismo das relações internacionais, contribuindo para o estudo deste “actor principal”: as Universidades. Posto isto, é objectivo desta dissertação perceber quais os motivos, dinâmicas e consequências da mobilidade académica, isto é, que razões levarão à decisão de enveredar por um programa de mobilidade, de que forma esta se concretiza e quais os efeitos e/ou benefícios dela decorrentes. Será mediante a compreensão destes “passos” que melhor se compreenderá, afinal, qual a verdadeira função desempenhada pela Universidade na sociedade global. Nesse seguimento, traçamos caminho no nosso estudo propondo, objectivamente, a seguinte questão de partida: qual o papel desempenhando pelas Universidades na sociedade global? E, mais especificamente, de que forma e como é que as Universidades assumem esse papel? Parece-nos este ponto de partida não só altamente pertinente e instigador de maior interesse sobre o papel das Universidades nesse contexto, mas também propiciador de um estudo pedagógico que vise dar resposta condicente com a verdadeira realidade actual da mobilidade académica, nomeadamente através da consideração do funcionamento, modos de operar e efeitos dos mencionados programas. É, por todos estes motivos, merecedor de atenção, porquanto permite desbravar caminho para o alcance de considerações finais sobre o efectivo contributo das Universidades para a sociedade global. É de conhecimento generalizado que as Universidades assumem um papel relevante no desenvolvimento de uma sociedade, inclusive global. Resta desmistificar de que forma contribui para essa construção centrada no cosmopolitismo e de que forma promove, através da sua estratégia, a internacionalização. Em suma, as Universidades constituem o estudo de caso da presente dissertação, abordando em particular o caso da Universidade do Porto, que procura internacionalizar-se com recurso a diferentes estratégias, incluindo a mobilidade.
We currently live in a world known as the global era, where a constant interaction among numerous agents of the society occurs, at different levels. In this context of globalization and social interaction, we come across various and different agents, with different skills and roles towards the world. Amongst these, we find Universities on whom we focus our study. As institutions with a relevant significance in the international scenario, they use internationalization to integrate themselves in a global community. By doing this, they play a role in building a more cosmopolitan global society. To internationalize themselves, Universities carry out a deep reform of their organizational structure, in terms of their services, policies and procedures. One that is associated with a set of principles consistent with their mission, values and objectives. Consequently, an internationalization strategy is defined, that goes from the engagement of Universities with other political and local institutions, industries and governments to staff and students. It gives them the opportunity and overview of what it’s like to be international. Thus, partnerships and collaborations with other Universities at both, national and international levels, are implemented. The main reason for the mutual desire for internationalization is, we believe, the fact that the Universities see this process as a way of improving their investigation methods, deepening and awakening their knowledge at the education level, as well as for the involving of the university community itself in this argumentative idea of global society. It´s with this positive outcome for the development of the University itself, that the academic mobility emerges as a preponderant and dynamic way for the role of higher education institutions in society, developed, as we will have the opportunity to demonstrate, through their mobility programs and projects. It´s through these that the Universities promote their integration in the global community of Universities as it instigates their international dimension and intercultural understanding. This is showed by the diversity and quantity of mobility students involved within an international experience. It is also shown when the University send and receives students, and by the international activities outlined from this, i.e.: foreign language courses. For that reason, we use the constructivist approach, English School and cosmopolitanism of the international relations school of thought. Thus, contributing to the study of the “main actor”: Universities. The purpose is to understand academic mobility, its dynamics and consequences. Therefore, we focus on why academic mobility programs are chosen, how they operate and which are the advantages/disadvantages of such. It`s through these understandings that we will better recognise, which is, after all, the true role played by Universities in the global society. This research work aims to examine how Universities play a role in the global society, and more specifically, in which way and how universities undertake that role. We consider this as a starting point for not only a more highly relevant and instigating interest about the role of Universities within this context, but also for a pedagogical study aimed at answering what’s the academic reality now. Namely, through the reflection of the procedures, means of operation and effects of the mentioned mobility programs. All these reasons are worth our attention, since it allows us to clarify the way in which we can reach final considerations about the true role of Universities to the global society. It is widely known that Universities play an important role in the development of a society, including the global one. It remains to explain, however, how it contributes to its construction focused on cosmopolitanism and how it promotes, through their strategy, the internationalization. To sum up, the Universities constitute our case study, ending this study with an example of a University, the University of Porto, which seeks to internationalize itself through different strategies, including academic mobility.
Description: Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/82460
Rights: closedAccess
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