Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/82178
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio-
dc.contributor.authorCarvalho, Cláudia Filipa Nicolau-
dc.date.accessioned2018-12-20T03:33:12Z-
dc.date.available2018-12-20T03:33:12Z-
dc.date.issued2018-10-23-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/82178-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractEste trabalho é constituído por três vertentes: experiência pedagógica supervisionada, desenvolvimento de um tema através de uma pesquisa bibliográfica e uma aplicação didática interligada ao tema de estudo. O tema do trabalho é Dinastia Filipina, este tema estará dividido em capítulos e subcapítulos, sendo abordados os antecedentes da União Ibérica, os reinados de Filipe I, Filipe II e Filipe III de forma individual e geral, tanto no Reino Português como no Reino Espanhol. Serão também mencionadas os aspectos e os acontecimentos mais marcantes destes três reinados. Posteriormente, será abordada de forma mais detalhada a União Ibérica e os 60 anos de domínio Filipino no Reino de Portugal, tendo principalmente em conta os prós e contras desta União. Por fim, será abordada a rutura desta União e os motivos ditaram o fim desta Dinastia. A última parte deste trabalho será a aplicação didática, esta aplicação contará com um dossiê de materiais e abordará questões de empatia histórica, patrimoniais, dramatização em sala de aula, análise de documentos em sala de aula, fichas de trabalho e o uso de tecnologias na aula de História. Este dossiê visa auxiliar os professores na temática, dando-lhes novos recursos para trabalharem em sala de aula e propõe novas atividades. Desta forma, os alunos também serão beneficiados porque poderão usufruir dos respetivos recursos. Todos estes materiais têm o objetivo de tornar esta temática mais abrangente, dinamizar as aulas de História e enriquecer as aprendizagens.por
dc.description.abstractThis work consists of three aspects: supervised pedagogical experience, development of a theme through a bibliographical research and a didactic application interconnected to the study theme. The theme of the work is the Philippine Dynasty, this theme will be divided into chapters and sub-chapters, addressing the background of the Iberian Union, the reigns of Philip I, Philip II and Philip III individually and general, both in the Portuguese Kingdom and in the Spanish Kingdom . Will be mentioned the most striking aspects and events of these three reigns. Subsequently, the Iberian Union and the 60 years of Filipino domination in the Kingdom of Portugal will be dealt with in more detail, taking into account the advantages and disadvantages of this Union. Finally, will be approached the rupture of this Union and the reasons dictated the end of this Dynasty. Final part of this work will be the didactic application, this application will have a dossier of materials and will address issues of historical empathy, heritage, classroom drama, analysis of classroom documents, worksheets and the use of technologies in History class. This dossier aims to help teachers on the subject, giving them new resources to work in the classroom and proposes new activities . In this way, students will also benefit because they will be able to enjoy their resources.These resources can be useful for enriching learning. All of these materials have the objective of making this theme more comprehensive, streamlining History classes and enriching learning.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
dc.subjectDinastia Filipinapor
dc.subjectUnião Ibéricapor
dc.subjectEmpatia históricapor
dc.subjectRecursos Didáticospor
dc.subjectEstratégias de aprendizagempor
dc.subjectPhilippine Dynastyeng
dc.subjectIberian Unioneng
dc.subjectSebastiãoeng
dc.subjectPhilipe Ieng
dc.subjectHistorical empathyeng
dc.titleDinastia Filipina: Recursos e experiências de aprendizagem na aula de Históriapor
dc.title.alternativePhilippine Dynasty: Resources and learning experiences in History classeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleDinastia Filipina: Recursos e experiências de aprendizagem na aula de Históriapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202044416-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCarvalho, Cláudia Filipa Nicolau::0000-0002-0026-1169-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de-
uc.degree.elementojuriRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio-
uc.degree.elementojuriNeto, Maria Margarida Sobral da Silva-
uc.contributor.advisorRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio::0000-0002-7515-2696-
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7515-2696-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
ClaudiaNicolau_versaofinal.pdf3.66 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 20

914
checked on Jul 23, 2024

Download(s) 10

5,381
checked on Jul 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons