Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/82153
Title: Preditores do Afeto Positivo e Negativo em Estudantes Internacionais e Não Internacionais Portugueses
Other Titles: Predictors of Positive and Negative Affect in Portuguese International and Non-International Students
Authors: Carmo, Margarida Sofia Leitão Rebelo do
Orientador: Santos, António João Ferreira de Macedo e
Soares, Maria João de Castro
Keywords: Estudantes Internacionais; Afeto; Regulação Emocional Cognitiva; Stresse; Apoio Social; International Students; Affect; Cognitive Emotion Regulation; Stress; Social Support
Issue Date: 4-Jan-2018
Serial title, monograph or event: Preditores do Afeto Positivo e Negativo em Estudantes Internacionais e Não Internacionais Portugueses
Place of publication or event: Serviço de Psicologia Médica; Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Abstract: Introdução: O fenómeno da internacionalização estudantil é uma realidade contemporânea, sendo necessário estudar as suas características distintivas e o ajustamento psicológico dos estudantes. Objectivos: comparar os estudantes internacionais (EI) e não internacionais (ENI) em características sociodemográficas, académicas e psicológicas e averiguar os correlatos e preditores da perturbação emocional (Afeto Negativo/AN) e do bem-estar psicológico (Afeto Positivo/AP) nos dois grupos. Métodos: 286 estudantes universitários, 103 EI (78.6% mulheres; idade média 23.59±2.08) e 186 ENI (67.7% mulheres; idade média 23.06±dp=3.03) completaram o POMS, o CERQ, o NEO-FFI-20, a ESP e a EAE-Rosenberg, respondendo ainda a perguntas sobre características académicas e demográficas, sono, saúde, qualidade de vida e apoio social. Resultados: Os EI diferem dos ENI pela predominância do género feminino, melhor desempenho académico, proficiência do inglês e apoio social, utilização frequente da catastrofização e do coping adaptativo, idades mais elevadas e maior conscienciosidade, bem como tendência para maior extroversão e uso do coping colocar em perspectiva. Destas variáveis, apenas as primeiras 6 são preditores consistentes de maior probabilidade de ser EI. As amostras não diferiram quanto ao AN/AP e preditores do AP, elevada extroversão, regulação emocional cognitiva (REC) positiva e baixo stresse. Os preditores do AN diferiram: elevado stresse e estratégias de REC negativas nos ENI e elevado stresse, baixa utilização de REC positiva e baixa conscienciosidade nos EI. Conclusão: Os EI apresentam características globalmente mais adaptativas, não diferindo dos estudantes ENI no afecto. Contudo, as diferenças nos preditores do AN salientam a necessidade de um apoio especializado e específico à população.
Introduction: Student internationalization is now a reality. There is a need to study its characteristics and the student’s psychological adjustment. Objectives: to analyse if international students (IS) diverge from regular students (RS) on sociodemographic, academic or psychological characteristics and to compare the correlates and predictors of well-being (Positive Affect/PA) and psychological distress (Negative affect/NA) in both groups. Methods: 286 university students, 103 IS (78.6% women; mean aged 23.59±2.08) and 186 RS (67.7% women; mean aged 23.06±dp=3.03) completed POMS, CERQ, NEO-FFI-20, PSS and Rosenberg-SES questionnaires and additional questions about academic and sociodemographic topics, sleep, health, quality of live and social support. Results: IS differ from RS. The former are predominantly female, have superior academic performance and better level of English language and social support. They frequently use catastrophizing and adaptive coping, they are older, have high levels of consciousness and have a tendency to extraversion and to use putting in perspective cognitive-emotional coping. The first six variables are predictors of higher probability of being an IS.The groups did not differ significantly in NA/PA levels and in PA predictors: high extroversion, positive cognitive emotional regulation (CERQ) and low stress. But they had some different correlates and predictors of NA: high stress and negative CERQ on RS and high stress, low positive CERQ and low consciousness on IS. Conclusion: In general, IS have more adaptive features but did not differ from RS on affect. However, the differences between predictors of NA bring the need of specialized support, specific to the student population.
Description: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
URI: https://hdl.handle.net/10316/82153
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
OArtigo_MargaridaCarmo20_NOV_17.pdf1.78 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

523
checked on Apr 9, 2024

Download(s) 50

446
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons