Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/82135
Title: Educação Para a Nutrição na Diabetes: Validação de Dois Folhetos Informativos
Other Titles: Nutrition Education in Diabetes: Validation of Two Informative Leaflets
Authors: Baptista, Ana Carolina Rodrigues 
Orientador: Caetano, Inês Rosendo Carvalho e Silva
Keywords: Folhetos; Prospeto para a educação de pacientes; Diabetes Mellitus; Nutrição; Pamphlets; Patient Education as Topic; Diabetes Mellitus; Nutritional Sciences
Issue Date: 15-Jun-2018
Serial title, monograph or event: Educação Para a Nutrição na Diabetes: Validação de Dois Folhetos Informativos
Place of publication or event: Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Abstract: Introdução: para prevenir e adiar as complicações associadas à diabetes, é essencial o controlo da glicemia e dos fatores de risco cardiovasculares, bem como a adesão à terapêutica farmacológica e não farmacológica. Sabe-se que, para a autogestão da diabetes, é necessária a capacitação das pessoas para a adoção de comportamentos modificadores do estilo de vida, nomeadamente uma alimentação saudável. Assim, o presente estudo teve como objetivo desenvolver e validar dois folhetos informativos sobre alimentação e nutrição para pessoas com diabetes.Métodos: a partir de sugestões de pessoas com diabetes foram desenvolvidos conteúdos para folhetos informativos por especialista em nutrição, e revistos por peritos científicos e de língua. Foi feita avaliação e melhoria da inteligibilidade e qualidade global dos folhetos por aplicação da fórmula de inteligibilidade de Flesch adaptada para português e da grelha Suitability Assessment of Materials. Foi elaborado grafismo por profissional e avaliada a compreensão e satisfação quanto aos conteúdos por pessoas com diabetes.Resultados: recolhemos sugestões de 18 pessoas com diagnóstico de diabetes em média há 8,4±6,0 anos e idade média de 73,1±9,4 anos, sendo 55,6% do sexo feminino e tendo 77,9% formação até ao 4.º ano de escolaridade e 77,8% literacia em saúde inadequada. Na revisão dos conteúdos realizaram-se as alterações propostas por 4 peritos e uma pessoa com diabetes. Os folhetos produzidos revelaram um grau de legibilidade ao nível do 9.º ano e uma qualidade global de nível superior. Numa amostra de 6 pessoas com diabetes, apenas 16,7% revelou uma boa compreensão de um dos folhetos. Quanto à avaliação da satisfação, foi satisfatória para ambos os folhetos.Discussão: percebeu-se que, apesar de se ter seguido um processo estruturado de validação e de as pessoas inquiridas se terem mostrado satisfeitas quanto aos conteúdos dos folhetos, estes não adquiriram um grau de legibilidade adequado à formação média do público-alvo, e a compreensão de um dos folhetos revelou-se insatisfatória. Mas uma vez que não existem ferramentas para a validação de materiais escritos especificamente adaptadas à língua e cultura portuguesas, deve-se incentivar o seu desenvolvimento para uma interpretação mais precisa destes resultados. Conclusão: este estudo foi pertinente dado que em Portugal não há uma cultura de validação de folhetos e, uma vez que representam o principal meio de transmissão de informação na área da saúde, é necessária a realização de mais estudos para perceber como os podemos tornar num método de intervenção efetivo na educação para a saúde.
Background: in order to prevent and delay complications associated with diabetes, glycemic and cardiovascular risk factors control, as well as adherence to pharmacological and non-pharmacological therapy are essential. It is known that for diabetes self-management, empowering people to adopt lifestyle-modifying behaviors, namely healthy eating is needed. Thus, the present study aimed to develop and validate two informative leaflets about food and nutrition for people with diabetes.Methods: a nutrition practitioner developed the content for the informative leaflets based on suggestions from people with diabetes, which was then reviewed by scientific and language experts. The intelligibility and suitability of the leaflets were evaluated and improved by applying the Portuguese-adapted version of the Flesch intelligibility formula and the Suitability Assessment of Materials tool. The graphic design was elaborated by a professional and comprehensibility and satisfaction of the content were assessed by people with diabetes.Results: We collected suggestions from 18 people who have had diabetes, on average, for 8,4±6,0 years. The mean age was 73,1±9,4, with 55,6% of participants being female. 77,9% of informants had up to 4 years of schooling and 77,8% had inadequate health literacy. During the revision of contents, changes were made as proposed by 4 experts and a person with diabetes. The leaflets produced revealed readability level equivalent to 9th grade, and were rated as superior material according to the suitability score. In a sample of 6 people with diabetes, only 16,7% revealed a good understanding of one of the leaflets. Regarding the satisfaction assessment, results were satisfactory for both leaflets.Discussion: it was found that, despite following a structured validation process and participants being generally satisfied with the content of the leaflets, the leaflets did not acquire a readability level adequate to the average schooling level of the target audience, and the comprehensibility of one of the leaflets proved to be unsatisfactory. However, as there are no tools for validating written materials specifically adapted to the Portuguese language and culture, the development of these should be encouraged for a more accurate interpretation of these results.Conclusion: This study was relevant given that in Portugal there is no current culture of leaflet validation. As leaflets represent the main method for conveying health information, further studies are necessary for us to understand how written materials can be an effective intervention tool in health education.
Description: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
URI: https://hdl.handle.net/10316/82135
Rights: openAccess
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