Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/82116
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Mário de Oliveira Quinta-
dc.contributor.authorOliveira, Priscilla Hamada Pessoa de-
dc.date.accessioned2018-12-20T03:30:08Z-
dc.date.available2018-12-20T03:30:08Z-
dc.date.issued2017-07-20-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/82116-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia Geológica e de Minas apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologiapt
dc.description.abstractThe current Brazilian railway system is 29 291 km long, with the railway network concentrated in the south, southeast and northeast of the country. This is a modest system, considering the continental dimensions of Brazil, which represents a density of 3.6 km of railway lines per 1,000 km² of territory. One of the major challenges of the Brazilian railway sector is the renewal and expansion of the Brazilian rail network, where it is important to know the terrain crossed by the railway to avoid geological and geotechnical problems, or to propose measures for, as they can result in an increase in costs and delays during construction, and may also interfere with the operation of the line, representing numerous constraints and high costs.Considering the expected development of new rail freight projects in Brazil and the shortage of professionals and specialized studies in this area, this work aimed to increase the knowledge regarding the construction of new railways, from the point of view of Geotechnics, more specifically in the development of the geological-geotechnical studies, using as a case study the Ramal Ferroviário Sudeste do Pará.In addition to the general aspects of the geological-geotechnical studies developed during the Ramal Ferroviário Sudeste do Pará, the research methods and the particularities associated with the study of different works were analyzed, where they were considered in greater detail and as an example: an excavation, a landfill, a bridge, a tunnel and the prospecting of natural building materials for sub-ballast and ballast.pt
dc.description.abstractO atual sistema ferroviário brasileiro possui 29 291 km de extensão, com concentração da malha ferroviária nas regiões sul, sudeste e nordeste do país. Trata-se de um sistema modesto, tendo em vista as dimensões continentais do Brasil, que representa uma densidade de 3,6 km de linhas férreas por 1 000 km² de território.Um dos grandes desafios do setor ferroviário brasileiro é a renovação e ampliação da malha ferroviária brasileira, onde destaca-se a importância de conhecer os terrenos atravessados pelos traçados da ferrovia com o objetivo de evitar problemas de ordem geológica e geotécnica, ou de propor medidas para os solucionar, pois podem resultar num aumento dos custos e dos prazos de construção, podendo também interferir na operação da linha, representando inúmeros constrangimentos e elevado custo.Considerando a previsão de desenvolvimento de novos projetos ferroviários de carga no Brasil e a carência de profissionais e estudos especializados nesta área, procurou-se com este trabalho ampliar os conhecimentos relativos à construção de novas ferrovias, sob o ponto de vista da Geotecnica, mais especificamente no desenvolvimento dos estudos geológico-geotécnicos, utilizando como estudo de caso o Ramal Ferroviário Sudeste do Pará.Para além dos aspectos gerais do estudos geológico-geotécnicos desenvolvidos ao longo do projeto do Ramal Ferroviário Sudeste do Pará, foram analisados os métodos de investigação e ensaios e as particularidades associadas ao estudo de diferentes obras, onde foram considerados com maior pormenor e a título de exemplo: uma escavação, um aterro, uma ponte, um túnel e a prospecção de materiais naturais de construção para as camadas de sublastro (sub-balastro) e lastro (balastro) ferroviário.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsembargoedAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt
dc.subjectestudos geológicospt
dc.subjectestudos geotécnicospt
dc.subjectobras ferroviáriaspt
dc.subjectferrovias de cargapt
dc.subjectestudos geológico-geotécnicospt
dc.subjectgeological studiespt
dc.subjectgeotechnical studiespt
dc.subjectrailway workspt
dc.subjectfreight railwayspt
dc.subjectgeological-geotechnical studiespt
dc.titleEstudos geológico-geotécnicos de obras ferroviárias de carga. O Ramal Ferroviário Sudeste do Pará (Brasil).pt
dc.title.alternativeGeological and geotechnical studies for freight railways works. Ramal Ferroviário Sudeste do Pará (Brazil).pt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationPortugalpt
degois.publication.titleEstudos geológico-geotécnicos de obras ferroviárias de carga. O Ramal Ferroviário Sudeste do Pará (Brasil).por
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2023-07-19*
dc.identifier.tid202058042pt
thesis.degree.disciplineEngenharia Geológica e de Minas-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Geológica e de Minas-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Ciências da Terra-
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorOliveira, Priscilla Hamada Pessoa de::0000-0002-2095-0228-
uc.degree.classification18-
uc.date.periodoEmbargo2190pt
uc.degree.presidentejuriFigueiredo, Fernando Pedro Ortega de Oliveira-
uc.degree.elementojuriLemos, Luís Joaquim Leal-
uc.degree.elementojuriFerreira, Mário de Oliveira Quinta-
uc.contributor.advisorFerreira, Mário de Oliveira Quinta-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCGEO - Geosciences Center-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6516-1508-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
170720 Dissertação Priscilla.pdf5.31 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

545
checked on May 7, 2024

Download(s) 50

400
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons