Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/81934
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoelho, Arnaldo Fernandes Matos-
dc.contributor.authorDias, Cláudia Catarina Moreira-
dc.date.accessioned2018-12-20T03:00:28Z-
dc.date.available2018-12-20T03:00:28Z-
dc.date.issued2017-07-07-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/81934-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia-
dc.description.abstractNum ambiente cada vez mais competitivo, a informação tem vindo a substituir a terra e o capital nos processos de crescimento económico. Devido às mudanças repentinas e constantes que as empresas enfrentam, a informação passou a fazer parte da gestão estratégica das empresas como um suporte à sua sobrevivência. Quando se fala em informação nas organizações, o objetivo principal deste recurso é o de gerar conhecimento e, consequentemente, oferecer apoio à gestão nas tomadas de decisões e definição de estratégias. Porém, a recolha de informação e a implementação do conhecimento não são suficientes se forem apoiados apenas pelas tecnologias de informação, pois estas implicam investimentos mais dispendiosos. Torna-se necessário analisar outros conceitos, como o de Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva, vistos, hoje em dia, como ferramentas de auxílio na utilização da informação e do conhecimento de forma sistemática e direcionada para o sucesso. Como resultado do presente relatório, considero como objetivos desta pesquisa a identificação e a verificação da utilização da Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento e da Inteligência Competitiva. Estas ferramentas, quando corretamente utilizadas, permitirão a análise de novos mercados, a elaboração de estratégias, a tomadas de decisão e a geração de vantagens competitivas nas empresas. Não só apoiarão a tomada de decisão nas organizações, como também as prepararão para lidar com as mudanças e com as incertezas que advém constantemente do ambiente envolvente desconhecido.por
dc.description.abstractIn an increasingly competitive environment, information has been replacing land and capital in economic growth processes. Due to the sudden and constant changes that organizations face in an increasingly vulnerable world, information took an important role in the strategic management of companies as a support to their survival. Concerning information in organizations, the main goal of this resource is to generate knowledge and, consequently, support managers in the decision making and by defining strategies. However, gathering information and implementing knowledge won’t be enough if they are supported only by information technologies as it implies higher investments. Thus, it’s necessary analyze other concepts, such as the Knowledge Management and Business Intelligence, seen today as important tools to help in the use of information and knowledge in a systematic and directed way towards the success. As a result of this report, I consider the main goals of the research to be the identification, as well as the verification of the use of Information Management, Knowledge Management and Business Intelligence. These tools, when properly used, will allow the analysis of new markets, the conception of strategies, the decision making and the creation of competitive advantage in the companies. They will not only support decision-making in organizations but will also prepare them to deal with the changes and uncertainties that constantly appear from the unfamiliar surrounding environment.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectInteligência Competitivapor
dc.subjectGestão da Informaçãopor
dc.subjectGestão do Conhecimentopor
dc.subjectTomada de decisãopor
dc.subjectVantagem competitivapor
dc.subjectBusiness Intelligenceeng
dc.subjectInformation Managementeng
dc.subjectKnowledge Managementeng
dc.subjectDecision Makingeng
dc.subjectCompetitive Advantageeng
dc.titleAnálise de Mercado sobre as Principais Operadoras de Rede de Transmissão Elétrica do Norte da Europapor
dc.title.alternativeMarket Analysis on the main Electric Transmission System Operators of the Northern Europeeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationEfacec Power Solutions-
degois.publication.titleAnálise de Mercado sobre as Principais Operadoras de Rede de Transmissão Elétrica do Norte da Europapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202110478-
thesis.degree.disciplineGestão e Administração-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Economia-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorDias, Cláudia Catarina Moreira::0000-0003-4254-3014-
uc.degree.classification15-
uc.degree.presidentejuriCosta, João Pedro Dias Fontes da-
uc.degree.elementojuriCoelho, Arnaldo Fernandes Matos-
uc.degree.elementojuriBairrada, Cristela Maia-
uc.contributor.advisorCoelho, Arnaldo Fernandes Matos-
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4345-1349-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio Cláudia Dias 2012171576 final.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons