Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/81812
Title: O Retrato da Indústria Cerâmica num Período Pós-Crise: Estudo Aplicado à empresa Vista Alegre Atlantis
Other Titles: The Portrait of the Ceramic Industry in a Post-Crisis Period: Study Applied to Vista Alegre Atlantis Company
Authors: Marcelino, Nelly Ribeiro 
Orientador: Quintal, Carlota Maria Miranda
Keywords: Crise Financeira; Portugal; Setor Cerâmico; Grupo Visabeira; Vista Alegre Atlantis; Financial crisis; Portugal; Ceramic Sector; Group Visabeira; Vista Alegre Atlantis
Issue Date: 10-Feb-2017
Serial title, monograph or event: O Retrato da Indústria Cerâmica num Período Pós-Crise: Estudo Aplicado à empresa Vista Alegre Atlantis
Place of publication or event: Viseu
Abstract: No decorrer da última década, o clima económico presente a nível mundial ficou marcado por uma severa recessão e instabilidade, consequência da crise financeira iniciada nos mercados hipotecários de elevado risco nos Estados Unidos da América; o que aliado à fragilidade dos níveis dos défices orçamentais de Portugal conduziu a grandes períodos de dificuldade para a economia portuguesa. Tendo o ambiente externo um papel tão determinante no quotidiano das empresas, levou a que muitas apresentassem elevadas quebras na sua rendibilidade, acabando algumas por atingir patamares sinistros para a sua sobrevivência. Este ponto foi notório no decorrer do estágio curricular na base deste relatório, uma vez que a Vista Alegre Atlantis (VAA) foi o exemplo de uma empresa portuguesa que enfrentou um período crítico para a sua sobrevivência, pois o seu prejuízo ascendia aos 18 milhões de euros em 2009. Assim, o ponto fulcral deste relatório passa pela elaboração de uma análise cuidada e crítica à trajetória registada na empresa VAA por comparação à verificada no setor em que esta se insere, e na economia portuguesa. Esta análise baseou-se em dados provenientes do Instituto Nacional de Estatística, Banco de Portugal e VAA.Conforme análise desenvolvida pode-se verificar uma discrepância bastante significativa para a Vista Alegre no período entre 2006 e 2008, em que a empresa já apresentava sinais de quebras ao nível dos diversos indicadores, apesar de se registar uma fase de crescimento no setor cerâmico e na economia. Contrariamente, os últimos anos têm sido de recuperação para a empresa, que vem acompanhando a trajetória vigente nos outros dois ângulos de análise em estudo. Para esta recuperação contribuíram essencialmente a aposta na conquista de novos mercados, nomeadamente através da associação a marcas luxuosas presentes nesses países; e a redução de custos feita principalmente pela diminuição do número de trabalhadores e da contenção dos seus investimentos.
During the last decade, the world economic environment was marked by a severe recession and instability, consequence of subprime mortgage crisis initiated in United States of America. This economic environment associated with the fragility of the budget deficit in Portugal conducted to a long period of difficulties for the Portuguese economy. Considering that external environment has a great influence in the daily business of the companies, many of them presented high declines in their profitability and in some cases these declines reached dangerous levels for their survival. This situation was notorious during the internship that is in the base of this report. Vista Alegre Atlantis (VAA) is an example of a Portuguese company that faced a critical period for its survival, since its loss amounted to EUR 18 million in 2009. Therefore, the main objective of this report is to perform a careful and critical analysis to the trajectory registered by VAA in comparison with the one verified in its business sector and in the Portuguese economy. This analysis was based on data from Statistics Portugal, Portuguese Central Bank and VAA.According to the analysis performed in this report, it is possible to observe that between 2006-2008 VAA presented a significant discrepancy, since the company already showed signs of decline in several indicators, despite the growth phase registered for the ceramic sector and for the Portuguese economy in the same time period. Conversely, in the last years the company has been recovering, following the current trajectory of the two other angles of analysis under study. To this recovery was essential: the effort developed to reach - new markets, namely through the association with the luxury brands already installed in those markets; and the reduction of costs which was obtained mainly through the reduction of the number of employees and the restraint in its investments.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Economia apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/81812
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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