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https://hdl.handle.net/10316/81673
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sardo, Delfim José Gomes Ferreira | - |
dc.contributor.author | Machado, Maria Rita Cancella de Abreu da Silveira | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-08T00:28:38Z | - |
dc.date.available | 2018-12-08T00:28:38Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-25 | - |
dc.date.submitted | 2019-01-19 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/81673 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Estudos Curatoriais apresentada ao Colégio das Artes | - |
dc.description.abstract | O primeiro capítulo deste Relatório de Estágio tem como objetivo apresentar o processo de união do Museu Calouste Gulbenkian com o Centro de Arte Moderna num único Museu. Acompanha aquilo que foi a minha experiência de estágio na Fundação Calouste Gulbenkian, que se iniciou em novembro de 2015, no Centro de Arte Moderna sob a direção de Isabel Carlos, continuando no Museu Calouste Gulbenkian - Coleção do Fundador e Coleção Moderna, sob a direção de Penelope Curtis.A segunda parte deste relatório centra-se na obra do artista angolano António Ole (Luanda, 1951) a partir da sua exposição retrospetiva Luanda. Los Angeles. Lisboa. Realizou-se no hall e piso 0 do recentemente unificado Museu Calouste Gulbenkian – Coleção Moderna, de 17 de setembro de 2016 a 9 de janeiro de 2017, com curadoria de Isabel Carlos e Rita Fabiana.Unificação dos dois museusA partir de 2015, os dois polos museográficos da FCG - Museu Calouste Gulbenkian e Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão - procedem a uma das maiores transformações da sua história: unem-se sob uma só direção e equipa. O novo Museu designa-se agora Museu Calouste Gulbenkian – Coleção do Fundador e Coleção Moderna sob a nova direção da curadora britânica Penelope Curtis (1961).Como mencionado anteriormente, a minha entrada no Centro de Arte Moderna deu-se nesta altura de grandes mudanças, iniciei o estágio em novembro de 2015, no período em que entrou a nova diretora, embora durante alguns meses ainda tenha trabalhado sob a direção de Isabel Carlos92. Comecei a colaborar na retrospetiva do artista português José Escada93 e do angolano António Ole94, o que me levou a acompanhar de perto o princípio desta transformação.Embora Penelope Curtis comece a exercer funções como diretora do Museu Calouste Gulbenkian no final de 2015, a programação completa do novo Museu unificado aconteceu apenas em março de 2017. A programação de 2016 apresenta-se como um ano de transição para o novo modelo, com a inauguração das primeiras apresentações semipermanentes da coleção moderna e em junho a exposição Linhas do Tempo a partir da qual se começou a designar oficialmente os dois Museus como Col. Fundador e Col. Moderna, mas só em 2017 toda a nova programação entrou em vigor e se pôde analisar o novo modelo programático e a nova utilização de espaços. Tem sido uma altura de desafios, juntar duas equipas que até então não tinham o hábito de trabalhar juntas, apesar de estarem tão perto espacialmente. | por |
dc.description.abstract | O primeiro capítulo deste Relatório de Estágio tem como objetivo apresentar o processo de união do Museu Calouste Gulbenkian com o Centro de Arte Moderna num único Museu. Acompanha aquilo que foi a minha experiência de estágio na Fundação Calouste Gulbenkian, que se iniciou em novembro de 2015, no Centro de Arte Moderna sob a direção de Isabel Carlos, continuando no Museu Calouste Gulbenkian - Coleção do Fundador e Coleção Moderna, sob a direção de Penelope Curtis.A segunda parte deste relatório centra-se na obra do artista angolano António Ole (Luanda, 1951) a partir da sua exposição retrospetiva Luanda. Los Angeles. Lisboa. Realizou-se no hall e piso 0 do recentemente unificado Museu Calouste Gulbenkian – Coleção Moderna, de 17 de setembro de 2016 a 9 de janeiro de 2017, com curadoria de Isabel Carlos e Rita Fabiana.Unificação dos dois museusA partir de 2015, os dois polos museográficos da FCG - Museu Calouste Gulbenkian e Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão - procedem a uma das maiores transformações da sua história: unem-se sob uma só direção e equipa. O novo Museu designa-se agora Museu Calouste Gulbenkian – Coleção do Fundador e Coleção Moderna sob a nova direção da curadora britânica Penelope Curtis (1961).Como mencionado anteriormente, a minha entrada no Centro de Arte Moderna deu-se nesta altura de grandes mudanças, iniciei o estágio em novembro de 2015, no período em que entrou a nova diretora, embora durante alguns meses ainda tenha trabalhado sob a direção de Isabel Carlos92. Comecei a colaborar na retrospetiva do artista português José Escada93 e do angolano António Ole94, o que me levou a acompanhar de perto o princípio desta transformação.Embora Penelope Curtis comece a exercer funções como diretora do Museu Calouste Gulbenkian no final de 2015, a programação completa do novo Museu unificado aconteceu apenas em março de 2017. A programação de 2016 apresenta-se como um ano de transição para o novo modelo, com a inauguração das primeiras apresentações semipermanentes da coleção moderna e em junho a exposição Linhas do Tempo a partir da qual se começou a designar oficialmente os dois Museus como Col. Fundador e Col. Moderna, mas só em 2017 toda a nova programação entrou em vigor e se pôde analisar o novo modelo programático e a nova utilização de espaços. Tem sido uma altura de desafios, juntar duas equipas que até então não tinham o hábito de trabalhar juntas, apesar de estarem tão perto espacialmente. | eng |
dc.language.iso | por | - |
dc.rights | embargoedAccess | - |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
dc.subject | Exposição António Ole | por |
dc.subject | O recém unificado Museu Calouste Gulbenkian | por |
dc.subject | Antonio Ole Exhbition | eng |
dc.subject | the new Museu Calouste Gulbenkian | eng |
dc.title | Um estudo da exposição “António Ole. Luanda, Los Angeles, Lisboa” e do recém-unificado Museu Calouste Gulbenkian – Coleção do Fundador e Coleção Moderna | por |
dc.title.alternative | A study on the Exhbition "Antonio Ole. Luanda, Los Angeles, Lisboa" and about the recente unification process of Museu Calouste Gulbenkian - The Founder's Collection and the Modern Collection | eng |
dc.type | masterThesis | - |
degois.publication.location | Fundação Calouste Gulbenkian | - |
degois.publication.title | Um estudo da exposição “António Ole. Luanda, Los Angeles, Lisboa” e do recém-unificado Museu Calouste Gulbenkian – Coleção do Fundador e Coleção Moderna | por |
dc.date.embargoEndDate | 2019-01-21 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.date.embargo | 2019-01-21 | * |
dc.identifier.tid | 202058204 | - |
thesis.degree.discipline | Artes | - |
thesis.degree.grantor | Universidade de Coimbra | - |
thesis.degree.level | 1 | - |
thesis.degree.name | Mestrado em Estudos Curatoriais | - |
uc.degree.grantorUnit | Colégio das Artes | - |
uc.degree.grantorID | 0500 | - |
uc.contributor.author | Machado, Maria Rita Cancella de Abreu da Silveira::0000-0002-8133-8008 | - |
uc.degree.classification | 18 | - |
uc.date.periodoEmbargo | 180 | - |
uc.degree.presidentejuri | Carvalho, José Augusto Maçãs da Silva | - |
uc.degree.elementojuri | Sardo, Delfim José Gomes Ferreira | - |
uc.degree.elementojuri | Grande, Nuno Alberto Leite Rodrigues | - |
uc.contributor.advisor | Sardo, Delfim José Gomes Ferreira | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado |
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