Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/81611
Title: Das partes e do todo: Le Corbusier e a ideia de composição
Other Titles: Of the parts and the whole: Le Corbusier and the idea of composition
Authors: Caiado, Pedro Gonçalo Jerónimo de Jesus 
Orientador: Cordeiro, Armando Manuel de Castilho Rabaça Correia
Gil, Bruno Ricardo Abrantes
Keywords: Le Corbusier; Composição; partes e o todo; Beaux-Arts; Movimento Moderno; Le Corbusier; Composition; parts and the whole; Beaux-Arts; Modern Movement
Issue Date: 8-Sep-2017
Serial title, monograph or event: Das partes e do todo: Le Corbusier e a ideia de composição
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A presente dissertação centra-se na composição como ideia para a concepção da arquitectura. Na acepção clássica, compor um edifício significa adoptar uma matriz para o processo de projecto que define a sua lógica de pensamento, sendo esta um conjunto de noções de partes ou elementos, de ordenação, que define as relações que estes estabelecem entre si, e de todo enquanto finalidade que as unifica. Ao consistir numa ideia apropriável pelos discursos teóricos e pelas concepções práticas de vários autores, coloca‑se como hipótese a continuidade da composição ao longo de um período que se estende da cultura clássica do Renascimento até ao Movimento Moderno. Deste modo, procurar‑se-á averiguar a possibilidade dessas apropriações revelarem uma estrutura e lógica de pensamento em comum, isto é, uma mesma matriz de noções que define a composição, atribuindo a esta ideia um papel central na disciplina da arquitectura.A continuidade proposta tomará como base as definições de composição avançadas por dois autores dos períodos mencionados: Leon Battista Alberti e Antoine‑Chrysostome Quatremère de Quincy. Enquanto o primeiro autor recupera e reelabora uma interpretação clássica da composição, o segundo retoma e preserva a matriz estrutural desta ideia, embora com diferenças conceptuais. Ambas as interpretações da ideia de composição (clássica e moderna) serão posteriormente comparadas com as obras teóricas de Jean‑Nicolas-Louis Durand e Julien Guadet, dois autores proeminentes do início dos séculos XIX e XX, respectivamente, que as transpõem para um método ou processo conceptual, isto é, para um conjunto de princípios que estruturam a concepção de um edifício.A continuidade proposta para a ideia de composição culminará na análise da obra construída e escrita de Le Corbusier, o autor central deste estudo. Após um primeiro momento de análise do contacto que estabelece, durante o seu período de formação, com a ideia e os processos de composição mencionados, procurar-se-á demonstrar como estes foram absorvidos na sua concepção da arquitectura através da análise de quatro habitações unifamiliares, projectadas e construídas na década de 1920, e sintetizadas no desenho Les 4 compositions realizado em 1930. Através dos aspectos que relacionam estas obras com os princípios de composição propostos pelos autores que o precederam, concluir‑se-á esta dissertação avaliando em que medida a concepção arquitectónica de Le Corbusier se aproxima da composição, isto é, em que medida a matriz proposta para esta ideia poderá constituir uma estrutura fundamental do seu pensamento. Com esta hipótese pretende‑se situar este autor na continuidade disciplinar avançada através da ideia de composição na sua acepção clássica.
The present dissertation focuses on composition as an idea for architectural conception. In the classical sense, to compose a building implies the adoption of a set of rules in the design process which defines its logic of thought. These rules relate with the of notions of parts or elements, of ordinance, which establishes the relationships between them and the whole a unity to be attained. In consisting of an idea appropriable by several authors in their theoretical discourse and practical conception, the continuity of composition through a period of time extending from the classical culture of the Renaissance to the Modern Movement is proposed as an hypothesis. In thus being, the possibility of a common structure of thought in those appropriations, that is, the same set of notions which define composition, will be equated, attributing to this idea a central role in the architectural field.The proposed continuity will take the definitions of composition proposed by two authors of the referred periods as a starting point: Leon Battista Alberti and Antoine-Chrysostome Quatremère de Quincy. While the former recovers and re-elaborates a classical interpretation of composition, the latter retakes and preserves the structural principles of the idea, despite the conceptual differences. Both interpretations of the idea of composition (classical and modern) will then be compared with the theoretical works of Jean-Nicolas-Louis Durand and Julien Guadet, two prominent authors from the beginnings of the nineteenth century and early twentieth century respectively, who transpose them to a conceptual method or process, that is, to a set of principles which structure the conception of a building.Lastly, the proposed continuity of the idea of composition will focus on the analysis of the built and written work of the central author of this study: Le Corbusier. After a first analysis of his contact with the idea and processes of composition mentioned above during his formative period, focus will shift to the way through which these were absorbed in his own practical conception through the analysis of four villas designed during the 1920s and synthesised in the drawing Les 4 compositions made in 1930. The final goal is to assess how Le Corbusier’s architectural conception explores composition by relating this buildings with the principles of composition proposed by the authors who preceded him, that is, in what way the set of rules proposed for this idea consists of a fundamental structure of his thought. By advancing this hypothesis this author can be thought in terms of the disciplinary continuity of the idea of composition in its classical sense.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/81611
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

624
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

925
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons