Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/81602
Title: Escola de Arquitetura em debate: Entre os (des)Encontros, Entre Porto e Coimbra
Other Titles: Architecture School in debate: Between the (dis)Encounters, Between Porto and Coimbra
Authors: Silva, Marco Alexandre de Jesus 
Orientador: Gil, Bruno Ricardo Abrantes
Keywords: Escola de Arquitetura; Instituição, Política e Ensino; Debate; Reinvenção da Escola; Porto e Coimbra; School of architecture; Institution, Politics and Teaching; Debate; Reinventing the School; Porto and Coimbra
Issue Date: 26-Oct-2017
Serial title, monograph or event: Escola de Arquitetura em debate: Entre os (des)Encontros, Entre Porto e Coimbra
Place of publication or event: Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Abstract: A Escola de Arquitetura tende a ser um organismo cada vez mais complexo e como tal, quandocolocado em causa, o seu questionamento implica uma correspondente clarificação. Odesenvolvimento do presente trabalho parte do princípio que a Escola de Arquitetura tem comobase uma vontade social e profissional de tentar elevar o ensino ao seu expoente máximo e asmudanças, o debate e/ou reflexões em torno da Escola surgem como afirmação dessaaspiração. Neste ponto, ressalta a pertinência do tema proposto e a “Escola de Arquitetura emdebate” demonstra um olhar reflexivo sobre momentos específicos, no qual seja possívelcompreender a Escola como um sistema mutável. Esta será a premissa principal do trabalho,mostrar que diariamente a escola é pensada, seja na política, na rua, no congresso, no auditório,no projeto, na sala ou no corredor. No entanto, existem instantes que pela sua dimensão erelevância marcam a história. O que se pretende é lançar um olhar sobre esses momentos comoutra perspetiva.A tentativa de traçar um mapa, no qual muitas vezes o exemplo anterior proporciona a ligaçãoao seguinte, ou simplesmente pela intenção de colocar lado a lado exemplos temporariamentedistantes mas intencionalmente idênticos ou vice-versa, conduz-nos também a compreender asociedade, a cultura, o regime, a origem pedagógica, o corpo docente e o plano de estudosonde estas situações se inserem. A amplitude desta pesquisa permite fazer um panorama emdiferentes países e em tempos específicos, ligando-os com uma linha condutora que divergenas diferentes opções políticas que influenciam e colocam em causa a Escola de Arquitetura.Verificam-se momentos de democratização e manifestação tais como os revelados durante ainclusão/transição institucional e pedagógica da Arquitetura para a Universidade, podendofindar com uma nomenclatura ou metodologia pedagógica como se revelou no Maio de 68com as Beaux-Arts.No decorrer do trabalho percebemos que o ensino é algo transitório, dependendo dascircunstâncias até pode ser efémero. Perspetivámos que ao longo dos anos a renovação dadefinição pedagógica das escolas, além de necessária, tornou-se quase obrigatória, talvez peloaceleramento das transformações causadas por uma sociedade também em transformação.Não querendo descurar as diversas partes e abordagens da investigação, o foco desta culminaem dois instantes que definem pontos de situação de duas escolas, em que a primeira influenciaa segunda e estabelece uma estreita relação, embora as duas sejam dotadas de uma identidadeprópria que cada vez é mais distinta. Deste modo, as Jornadas Pedagógicas (1995) daFaculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) e os Encontros de Tomar (1995-1999) do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra (D’Arq-UC) serãoanalisados distintamente e colocados lado a lado para, desta forma, promover um novopensamento acerca do debate em torno da Escola de Arquitetura, nomeadamente no contextoportuguês.
The school of architecture tends to be an increasingly complex organism and as such itsquestioning needs clarification when placed in question. The development of this workassumes that the school of architecture is based on a social and professional will to elevateeducation to its maximum exponent and the changes, the debate and/or reflections around theschool appear as affirmation of this aspiration. At this point, the relevance of the theme andthe "School of architecture in debate" demonstrating a reflective look on specific moments, inwhich it is possible to understand the school as a changeable system. This is the main premiseof the work, to show that the school is thought, whether in politics, in the street, in a Congress,in the Auditorium, in design, in the classroom or the corridors. However, there are momentsthat for their dimension and relevance are crucial to story; The aim is to throw a glance at thesemoments with another perspective.The attempt to draw a map, in which most of the times, the previous example implies thefollowing, or simply by the intention to put side-by-side examples temporarily distant butintentionally identical or vice versa, leads also to understand the society, the culture, theregime, the pedagogical origin, the faculty and the curriculum where these situations occur.The overall research allows a panorama in different countries and at specific times, linkingthem with a conductive line, which diverges in different political options that influence andput into, question the school of architecture. This leads to moments of democratization andmanifestation, such as the pedagogical and institutional transition, of architecture to theuniversity, which may end with a nomenclature or pedagogical methodology as revealed inthe May 68 with the Beaux-Arts.During the work development, we realized that teaching is something transitional, dependingon circumstances it may be ephemeral. We verified that over the years the pedagogicrenovation of schools, besides being necessary, it became almost mandatory, perhaps by allthe transformations caused by a society also in transformation.Not wanting to neglect the various parts and research approaches, its focus culminates in twokey moments of two schools, in which the first influences the second and establishes a closerelationship, although the two are endowed with its own identity increasingly distinct. Hence, the “Jornadas Pedagógicas” (1995) of the Faculty of Architecture of the University of Porto(FAUP) and the “Encontros de Tomar” (1995-1999) of Department of Architecture of theFaculty of Science and Technology, University of Coimbra (DARQ) will be analyzedseparately and placed side by side, aiming to promote new thinking about the debate aroundthe school of architecture, specifically in the Portuguese context.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/81602
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Show full item record

Page view(s) 50

515
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

1,014
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons