Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/81580
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPousada, Pedro Filipe Rodrigues-
dc.contributor.authorMonteiro, Ana Rita Dias-
dc.date.accessioned2018-12-08T00:15:04Z-
dc.date.available2018-12-08T00:15:04Z-
dc.date.issued2017-07-11-
dc.date.submitted2019-01-20-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/81580-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractPropõe-se que a presente dissertação se apresente como uma reflexão acerca do significado e aceitação da imagem arquitectónica, estabelecendo uma relação entre a mesma e as possíveis conotações da imagem enquanto fonte de cultura visual em permanente transformação.
 Exploram-se diferentes hipóteses de semantização da representação fotográfica da arquitetura, isto é, como a arquitetura e o espaço por ela problematizado se tornam imagem, como o significado dessa imagem atravessa a intenção documental, o exercício estético-formal e o utilitarismo propagandístico/ publicitário e converge numa crescente autonomização e fortuna crítica desse tipo de iconografia ao ponto em que o objecto físico cede lugar ao espaço virtual, potencialmente poético da sua substituição fotográfica.Para isso, pretende-se questionar a idealização fotogénica, a cultura fotográfica e de manipulação, enquadramento e correção da experiência da arquitetura praticada pelo Movimento Moderno no seu uso da fotografia: um processo que se destinava a “construir” visualmente a ficção da “imagem perfeita” que “fala”, “testemunha” o objecto perfeito; apresenta-se, nesse sentido, uma “imagem informal”, que pode levar o espectador a repensar a disciplina através de obras de três fotógrafos contemporâneos. Estes artistas distanciam o espectador da fotografia de arquitetura totalizante e reconhecível do cliché documental, dando primazia a uma visão subjetiva que obriga o observador a participar na construção de um todo imaginário.por
dc.description.abstractThis dissertation is a reflection on the meaning and acceptance of the architectural image, establishing a relation between the object and the possible connotations of the image as a source of visual culture in permanent transformation. We explore different ways of semantization of the photographic representation of architecture, that is, how the architecture and the space’s problematized become an image, how the meaning of this image crosses the documentary intention, the aesthetic-formal exercise, and the propaganda/ utilitarianism and converges in a growing autonomization and critical fortune of this type of iconography to the point where the physical object gives way to the virtual space, potentially poetic of its photographic substitution.In order to do so, we intend to question the photogenic idealization, the photographic culture and manipulation, framing and correction of the experience of the architecture practiced by the Modern Movement in its use of photography: a process that was designed to visually construct the fiction of the “Perfect Image” that “speaks,” witnesses “the perfect object; so is presented an “informal image” that can lead the viewer to rethink the discipline through the works of three contemporary photographers. These artists distance the viewer from the totalizing and recognizable architectural photography of the documentary cliché, giving primacy to a subjective vision that obliges the observer to participate in the construction of an imaginary whole.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectImagempor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectAbstraçãopor
dc.subjectFragmentopor
dc.subjectManipulaçãopor
dc.subjectImageeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectAbstractioneng
dc.subjectFragmenteng
dc.subjectManipulationeng
dc.titleABSTRAÇÃO, FRAGMENTO E MANIPULAÇÃO: Lugares da Fotografia de Arquiteturapor
dc.title.alternativeAbstraction, Fragment, and Manipulation: Places of Architecture Photographyeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleABSTRAÇÃO, FRAGMENTO E MANIPULAÇÃO: Lugares da Fotografia de Arquiteturapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202057399-
thesis.degree.disciplineArquitectura-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Arquitetura-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Arquitectura-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMonteiro, Ana Rita Dias::0000-0003-4216-4612-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriFerreira, Jorge Manuel Fernandes Figueira-
uc.degree.elementojuriGil, Bruno Ricardo Abrantes-
uc.degree.elementojuriPousada, Pedro Filipe Rodrigues-
uc.contributor.advisorPousada, Pedro Filipe Rodrigues::0000-0002-6886-3166-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-6886-3166-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rita Monteiro.pdf106.04 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

543
checked on Apr 30, 2024

Download(s) 50

472
checked on Apr 30, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons