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Title: Transformações de frentes de água na cidade pós-industrial O caso da HafenCity em Hamburgo
Other Titles: Waterfront transformations in post-industrial cities The case of HafenCity in Hamburg
Authors: Marques, Paulo Miguel Mendes Paixão Silva 
Orientador: Correia, Nuno Carlos Pedroso de Moura
Keywords: HafenCity; frentes de água; cidade pós-industrial; branding urbano; pós-modernismo; HafenCity; waterfronts; post-industrial city; urban branding; postmodernism
Issue Date: 12-Jul-2018
Serial title, monograph or event: Transformações de frentes de água na cidade pós-industrial O caso da HafenCity em Hamburgo
Place of publication or event: Hamburgo
Abstract: Frentes de água são locais icónicos da cidade e em constante mudança ao longo dos tempos. Na cidade pós-industrial antigas áreas portuárias foram deslocadas para zonas mais favoráveis à prática da atividade portuária e industrial, devido sobretudo aos avanços tecnológicos e melhores condições logísticas. A frente de água atual junto ao centro da cidade é uma amostra da pós-modernidade ao mais alto nível.Nesta dissertação pretende-se mostrar como aconteceu esta evolução até aos dias de hoje, aprofundando o caso de estudo do megaprojeto da HafenCity, em Hamburgo e comparando com outros modelos de referência de transformações de frentes de água recentes, tais como Roterdão ou Barcelona. Contextualizando-nos em Hamburgo, será analisado em particular a evolução da cidade e do seu característico porto. O conceito de branding é um elemento chave da cidade pós-moderna. A competitividade global e a necessidade de captar certos públicos leva a que cidades apostem em fortes estratégias de marketing do lugar, como irá aqui ser demonstrado.O caso aqui estudado da HafenCity é hoje dos mais relevantes na Europa devido à sua magnitude e inovação. Com um planeamento urbano e arquitetura de excelência, a HafenCity apresenta-se como uma área diversa, sustentável e cosmopolita. Fruto de uma urbanidade planeada, contém elementos importantes e diferenciadores relativos ao espaço público e aspetos sociais do modo de habitar a cidade que, a juntar ao branding, são um reflexo da sociedade pós-moderna e das suas influências na arquitetura e urbanismo.
Waterfronts are iconic places in the city and in constant change throughout the times. In the post-industrial city, former port areas were relocated to more favorable locations for the practice of port and industrial activities, mainly due to technological advances and better logistic conditions. The current waterfront next to the city center is a showcase of postmodernity at its highest level.This dissertation wants to explain how this evolution happened until now, focusing in the megaproject of HafenCity, Hamburg and also by comparing other relevant case studies of recent waterfront transformations such as Rotterdam or Barcelona. In the context of Hamburg, it will be analyzed in particular the evolution of the city and its characteristic harbour. The concept of branding is a key element of the postmodern city. Global competitiveness and the need to attract target groups makes cities invest in strong place marketing strategies, as it will be demonstrated here.The case study of HafenCity investigated here, it’s one of the most relevant in Europe due to its magnitude and innovation. With an architecture and urban planning of excellence, HafenCity presents itself as a diverse, sustainable and cosmopolitan area. As a result of a planned urbanity it contains important and differentiating elements about the public space and social aspects of the way we inhabit the city that, adding to branding, are a reflection of postmodern society and its influences in architecture and urbanism.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/81511
Rights: openAccess
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