Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/81493
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dc.contributor.advisorCouceiro, Mauro Costa-
dc.contributor.advisorLobo, Rui Pedro Mexia-
dc.contributor.authorFernandes, João Fernandes Raínho-
dc.date.accessioned2018-12-08T00:01:22Z-
dc.date.available2018-12-08T00:01:22Z-
dc.date.issued2017-09-13-
dc.date.submitted2019-01-20-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/81493-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractThe reading and knowledge of history has always been limited to the study of books, documents and the observation of engravings or photos, the crossing with Virtual Reality [VR] allows us to a new form of studying the past, making it possible to immerse an individual in a fully virtual recreated environment.It is intended a reflection on the study of history through the study of virtual reality applications [apps] that contribute to knowledge of the past, being them interactive or educational, highlighting their potential in order to substantiate the introduction of this technology in teaching and in the cultural field.The author's final objective is to create an Immersive Virtual Reality environment [Use of Head-Mounted-Display], which will display a historical situation, contextualizing it with an architectonic perception, with the intention of modeling the building in 3D with best accuracy possible.The Colégio das Artes [II] located in the upper part of the city of Coimbra and founded in 1568 is the chosen building. It will be studied and virtual re-created in the Pre-Pombalino era. Due to the maintenance of its original "bloodline" until the date of the reformation, that started in 1759, year where Marquês do Pombal expelled the Society of Jesus (the regents of Colégio das Artes), exposing the building to other uses, besides its original one.Ensuring a good correspondence with the past, it becomes possible to study the original building through observation: A heterotopia that takes place in the past.eng
dc.description.abstractA leitura e o conhecimento da história e da história da arquitectura esteve desde sempre limitada ao estudo de livros, documentos e à observação de gravuras ou fotografias. O cruzamento com a Realidade Virtual (Virtual Reality – VR) permite uma nova forma de estudo do passado, sendo possível a imersão do indivíduo num ambiente histórico-virtual.Neste trabalho pretende-se fazer uma reflexão sobre a leitura da história da arquitectura através do estudo de aplicativos [apps] em realidade virtual que contribuem para o conhecimento do passado, a nível interativo e educacional, realçando o potencial da exploração e introdução desta tecnologia no ensino e no ramo cultural. O autor tem como objectivo final a criação de um ambiente virtual do tipo Imersivo (utilização de Head-Mounted-Display ). Ambiente que será representado numa situação histórica, focando o estudo de um edifício em particular, contextualizando-o historicamente e arquitectonicamente, até à sua reprodução em VR. O Colégio das Artes [II], localizado na Alta da cidade de Coimbra e com início de construção em 1568, é o objecto de estudo escolhido. Irá ser recriado e estudado na sua situação entre 1759, ano em que Marquês de Pombal expulsa a Companhia de Jesus, expondo desde então, o edifício a outros usos que não o original, e 1772, ano do início das obras da Reforma Pombalina na Universidade de Coimbra.Seguindo uma correspondência com o passado, torna-se possível o estudo do edifício original através da observação: uma espécie de heterotopia localizada no passado.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectRealidade Virtualpor
dc.subjectHerança Digitalpor
dc.subjectColégio das Artespor
dc.subjectReforma Pombalinapor
dc.subjectUniversidade de Coimbrapor
dc.subjectVirtual Realityeng
dc.subjectDigital Heritageeng
dc.subjectColegio das Arteseng
dc.subjectPombaline Reformeng
dc.subjectUniversity of Coimbraeng
dc.titleUso da Realidade Virtual na Leitura da História: Recriação do Colégio das Artes na Alta de Coimbra na sua situação Pré Reforma Pombalina (1759-1772).por
dc.title.alternativeTo read history through Virtual Reality: Recreation of Colégio das Artes in Coimbra in its Pre Pombaline Reform period (1759 - 1772).eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationLisboa, Portugal-
degois.publication.titleUso da Realidade Virtual na Leitura da História: Recriação do Colégio das Artes na Alta de Coimbra na sua situação Pré Reforma Pombalina (1759-1772).por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202057631-
thesis.degree.disciplineArquitectura-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Arquitetura-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Arquitectura-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFernandes, João Fernandes Raínho::0000-0002-8609-6845-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriBandeirinha, José António Oliveira-
uc.degree.elementojuriSantarém, João Paulo Mendes Seiça da Providência-
uc.degree.elementojuriLobo, Rui Pedro Mexia-
uc.contributor.advisorCouceiro, Mauro Costa-
uc.contributor.advisorLobo, Rui Pedro Mexia-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1869-2685-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-5204-5716-
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