Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/81112
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dc.contributor.advisorSantos, Eduardo dos-
dc.contributor.advisorBorin, Geraldo-
dc.contributor.authorOliveira, Carlos Roberto de-
dc.date.accessioned2018-10-19T16:35:08Z-
dc.date.available2018-10-19T16:35:08Z-
dc.date.issued2018-09-17-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/81112-
dc.descriptionTese do Programa Inter-universitário de Doutoramento em Psicologia, especialidade em Psicologia da Educação, pelas Faculdades de Psicologia e de Ciências da Educação de Coimbra e Lisboa e apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractO presente estudo teve como elemento provocador a questão relacionada à formação do administrador, para a qual é de se perguntar se a educação empreendedora poderia contribuir para os futuros profissionais. Partindo desse questionamento, o objetivo principal está centrado no ato de pesquisar a efetiva contribuição da educação empreendedora no desenvolvimento de competência do Administrador, diante de um cenário dinâmico em que inovação, tanto em produtos como na prática administrativa, se apresenta como ingrediente básico para a competitividade no mundo dos negócios e para perpetuação das empresas. O nível de competência exigido para o profissional vem recebendo constantes críticas, já há algum tempo, sobretudo considerando sua proposta metodológica de ensino por disciplina, predominantemente teórica. Portanto, com déficit de prática, que tem levado os recém-formados a encontrarem dificuldades para acompanhar as demandas atuais da função de gestor, esperada pelas empresas. A análise procurou evidências para essa realidade, mediante investigação parcial de caráter exploratório, direcionando-se para um estudo descritivo-explicativo com abordagem preferencialmente qualitativa, ainda que quantificando alguns dados, por meio de estudo de caso com a mediação de pesquisa de campo junto aos alunos formandos do curso de Administração de 2014, de uma Universidade da cidade de Santos, Estado de São Paulo, Brasil. Tomou-se como base a metodologia proposta pela instituição de ensino, identificada como Projeto Profissional, que é uma estrutura adaptada de um business plan, no conceito de educação empreendedora. O desenvolvimento desse projeto foi acompanhado durante todo o último ano do curso de administração em 2014. Foi analisado o nível de conhecimento dos alunos antes e após o desenvolvimento do Projeto Profissional e também mudanças comportamentais verificadas a partir de parâmetros estudados, no caso o perfil empreendedor. Os resultados comprovaram a dificuldade dos alunos em praticar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, bem como a efetiva mudança que a elaboração do Projeto Profissional lhes proporcionou em termos de prática e habilidade, por meio da interdisciplinaridade e da transversalidade, resultando, assim, uma melhoria em suas competências técnicas e comportamentais. A experiência com o Plano de Negócios foi responsável pela promoção de mudanças relevantes no comportamento desses alunos, além de melhor compreensão e conhecimento dos conteúdos exigidos, segundo suas próprias percepções, levantadas por meio de questionários, por observação participante e pela avaliação de representantes da própria instituição. O Empreendedorismo e a Administração possuem significativas relações de interdependência. A educação empreendedora se apresenta com ramificações em todas as áreas da educação e nos diversos níveis, sendo enfatizada e incentivada em todo o mundo, característica que demonstra sua transversalidade, pela influência que exerce social e economicamente. Neste estudo, tal característica foi constatada pelas mudanças que a educação empreendedora ensejou aos alunos formandos em Administração. Concluímos que o ensino da Administração precisa, de fato, focar mais as habilidades dos alunos, com vistas ao desenvolvimento da competência profissional do administrador, em coerência com o que as empresas buscam. A administração empreendedora pode, ainda, contribuir para elevação do nível de competência técnica e comportamental desses profissionais.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectAdministradorpt
dc.subjectCompetênciapt
dc.subjectEducação Empreendedorapt
dc.titleCompetência Técnica e Comportamental do Administrador: A Transversalidade da Educação Empreendedora Um Estudo de Caso Brasileiropt
dc.title.alternativeTechnical and Behavioral Administrator Competence: The Transversality of Entrepreneurial Education A Brazilian Case studypt
dc.typedoctoralThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2018-09-17*
dc.date.periodoembargo0pt
dc.identifier.tid101488750-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapt
thesis.degree.disciplineID03012314-
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbra-
thesis.degree.leveldoutor-
thesis.degree.nameDoutoramento em Psicologia, especialidade em Psicologia da Educaçãopt
thesis.degree.grantorUnit00507::Universidade de Coimbra - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9305-9073-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento
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