Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/80419
Title: Educação axiológica: formação, supervisão e ensino dos valores éticos na disciplina de filosofia
Authors: Silva, Maria Dulce Ribeiro Marques da 
Orientador: Damião, Helena
Keywords: Educação axiológica; Valores éticos; Ensino secundário; Filosofia; Formação inicial; Formação de professores; Supervisão; Axiological education; Formação; Supervisão e ensino dos valores éticos na disciplina de filosofia
Issue Date: 21-May-2018
Citation: SILVA, Maria Dulce Ribeiro Marques da - Educação axiológica : formação, supervisão e ensino dos valores éticos na disciplina de filosofia. Coimbra : [s.n.], 2018. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/80419
Abstract: A presente tese em Ciências da Educação, na Especialidade de Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, tem um carácter teórico-empírico e incide na educação axiológica proporcionada pelo currículo escolar e pela disciplina de Filosofia do ensino secundário. A linha orientadora de todo o trabalho é a de que a educação formal, apontando para a perfectibilidade humana, não acontece à margem do valor e, em particular, dos valores éticos. Em termos teóricos, a partir do contributo de filósofos/pedagogos situados entre a antiguidade clássica e a contemporaneidade, clarificou-se, primeiramente, a noção de valor e discutiu-se a sua subjetividade/relatividade ou objetividade/universalidade, concluindo-se pela pertinência da universalidade dos valores éticos, ultrapassando singularidades pessoais ou culturais. Foram, de seguida, analisados dois modelos de ética: teleológico – que avalia o bem ou fim da ação – e deontológico – que avalia a própria ação face a um dever que se expressa sob a forma de lei moral. Perspetivando a ética na atualidade, mostrou-se que é pela via do diálogo e da argumentação racional que se firmam princípios e se encontram consensos partilhados. Com base no exposto, e dadas as mudanças operadas com a pós-modernidade, indagou-se o lugar dos mencionados valores na educação ocidental, concluindo-se pela inalienável função dos professores na sua aprendizagem. Assim sendo, perscrutou-se a orientação da formação e a supervisão de professores na consecução do processo de ensino. Em termos empíricos, e de acordo com as opções teóricas, por referência à realidade portuguesa, realizou-se uma investigação de teor exploratório, com recurso a análise de conteúdo e entrevista de explicitação, que compreendeu três fases. Na primeira investigou-se o conteúdo de declarações e convenções internacionais e nacionais para se delimitar o direito universal à educação com ligação aos valores éticos, o mesmo acontecendo em relação ao programa de Filosofia; na segunda explorou-se o conteúdo de documentos normativo-legais respeitantes à formação inicial e contínua dos professores, com o propósito de se perceber como aí é integrada a vertente axiológica; na terceira auscultaram-se professores experientes dessa disciplina com o intuito de se conhecer a importância que atribuem à dimensão ética, bem como identificar a abordagem metodológica a que recorrem para lecionar os valores éticos, procurando também entender a influência da formação inicial e contínua na sua lecionação. Na confluência da informação recolhida e tratada, destacam-se as seguintes conclusões: a ligação da educação aos valores éticos é recorrente nas obras estudados e encontra-se destacada nos documentos destinados a orientar a educação formal e a formação de professores; de modo coerente, os professores participantes reconhecem primazia aos valores éticos no campo educacional. Todavia, a análise dos planos de estudo de formação inicial e das ações de formação contínua previstas na área da supervisão indica que essa ligação é ténue e circunstancial. O mesmo sentido têm os depoimentos dos professores, assinalando a prática como reguladora do seu ensino. Em termos de implicações é recomendável que as instituições responsáveis pela formação de formação de professores incidam as suas preocupações na dimensão ética e deontológica, uma vez que todo o professor é um educador moral, tal como a revisão da literatura e a lei demonstram.
The present thesis in Education Sciences, specialisation in Pedagogical Supervision and Training of Trainers, has a theoretical-empirical character and is focused on axiological education provided by the school curriculum and by the subject of Philosophy in high school education. The guiding line of the entire work is the premise that formal education, pointing at perfectibility, does not happen aside from values and, in particular, ethical values. On a theoretical plan, from the contribution of philosophers/pedagogues situated between classical antiquity and contemporaneity, we began by clarifying the notion of value and discussing its subjectivity/relativity or objectivity/universality, concluding on the pertinence of the universality of ethical values, going beyond personal or cultural singularities. Thereafter, two models of ethics were analysed: the teleological – which evaluates the goodness or the end of action – and the deontological – which evaluates the action itself in face of a duty that takes the shape of a moral law. Putting ethics into perspective nowadays, we have been shown that it is through dialogue and rational argumentation that principles can be defined and shared consensus can be found. Based on this, and given the changes operated by post-modernity, we inquired about the place of the above-mentioned values in western education, concluding on the inalienable function of teachers in the learning of those values. Thus, the orientation of teachers’ training and supervision in the achievement of the learning process has been scrutinized. On the empirical plan, and in accordance with the theoretical options, regarding the Portuguese reality, an investigation with an exploratory character has been carried out, using content analysis and explanation interviews, organised in three phases. The first phase was the research of the content in national and international declarations and conventions in order to circumscribe the universal right to education in connection with ethical values and also with the programme of the subject of Philosophy. The second phase included the examination of the content in legal documents pertaining to the initial and continuous training of teachers, in order to understand how the axiological dimension is integrated in those texts. In the third phase, experienced philosophy teachers were interviewed with the aim of understanding the importance that they grant to the ethical dimension, as well as identifying the methodological approach that they adopt to teach ethical values, while also trying to understand the influence of their own initial and continuous training in their teaching. In the convergence of all the information that was collected and analysed, the following conclusions have gained ground: the connection between education and ethical values is recurrent in the works that have been studied and is also highlighted in the documents that guide the formal education and training of teachers; coherently, the participating teachers acknowledge the primacy of ethical values in the educational field. However, the analysis of the study programmes of initial and continuous training in the area of supervision indicates that such connection is, in that context, tenuous and circumstantial. The testimonials of the teachers, pointing at practice as regulatory of their teaching, point in the same direction. Regarding the implications, it is advisable that the institutions in charge of training focus their concerns on the ethical and deontological dimensions, since each teacher is a moral educator, as the literature review and the law have demonstrated.
Description: Tese de doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/80419
Rights: openAccess
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