Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/79647
Title: | De objecto a sujeito? Olhares mediáticos sobre o activismo LGBT português | Authors: | Santos, Ana Cristina | Keywords: | LGBT; Media; Activismo; Representação noticiosa; Portugal | Issue Date: | 2009 | Publisher: | Centro de Investigação Media e Jornalismo | Serial title, monograph or event: | Media & Jornalismo | Volume: | 8 | Issue: | 2 | Place of publication or event: | Lisboa | Abstract: | em anos recentes, a representação noticiosa de eventos LGBT em portugal transformou-se. Com efeito, verifica-se que as molduras outrora dominantes – nomeadamente as de “entretenimento”, “fonte credível” e “homofóbica/transfóbica” – estão gradualmente a ser substituídas por modelos em que se valoriza o activismo LGBT enquanto sujeito político participante no espaço público. para tal tem contribuído o investimento por parte do movimento LGBT português numa relação de proximidade pedagógica com os media e demais agentes de mudança sociocultural. Tendo por base investigação realizada no âmbito da minha tese de doutoramento, no presente artigo começo por situar o movimento LGBT no contexto socio-político português. num segundo momento identifico e discuto as principais molduras de representação noticiosa do activismo LGBT ao longo da última década. na parte final, procedo ao levantamento de exemplos de modos alternativos de representar o activismo LGBT no espaço mediático português, sugerindo-se a possibilidade de um ‘jornalismo rosa’ glocalizado. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/79647 | ISSN: | 1645-5681 2183-5462 |
Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
De objecto a sujeito_Olhares mediaticos sobre o activismo LGBT portugues.pdf | 212.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
684
checked on Sep 25, 2024
Download(s) 50
362
checked on Sep 25, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.