Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/775
Title: A Lenda dos Sete Infantes: arqueologia de um destino épico medieval
Authors: Santos, Maria do Rosário Prata Ferreira dos 
Orientador: Godinho, Helder Lourenço
Keywords: Literatura Portuguesa; Línguas e Literaturas Modernas; Literatura medieval
Issue Date: 20-Mar-2006
Citation: SANTOS, Maria do Rosário Prata Ferreira dos - A lenda dos sete infantes : arqueologia de um destino épico medieval. Coimbra, 2005.
Abstract: Como todos os trabalhos, este tem uma história. Como sucede com muitos trabalhos, a história deste não é linear. Um projecto de investigação começa necessariamente pela escolha de um campo e pela definição do objecto a estudar. As minhas anteriores pesquisas, incidindo no cruzamento entre a literatura medieval românica, a cultura da nobreza peninsular dos séculos XII-XIV e a antropologia do imaginário, apontavam o âmbito no qual me deveria fixar. Como tinha já encetado pesquisa sobre as estruturas mítico-simbólicas subjacentes a narrativas historiográficas tratadas pelo conde de Barcelos e focando, numa perspectiva hermenêutica, a questão das alianças férteis entre guerreiros cristãos e donzelas mouras no contexto da divisão da terra de Espanha, a minha proposta de objecto acabou por recair na chamada lenda dos Sete Infantes de Lara, ou de Salas, de que a Crónica de 1344 contém uma das versões consideradas mais emblemáticas.
Description: Tese de doutoramento em Letras, área de Línguas e Literaturas Modernas (Literatura Portuguesa) apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/775
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Português - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese MRPFS-Introdução.pdf80.71 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.