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https://hdl.handle.net/10316/742
Title: | Sonhos e visões na tragédia grega | Authors: | Pereira, Susana Maria Duarte da Hora Marques | Orientador: | Silva, Maria de Fátima Sousa e | Keywords: | Literatura Grega; Tragédia grega -- estudo crítico | Issue Date: | 28-Nov-2006 | Abstract: | "Sonhos e visões na tragédia grega", o título dado à presente dissertação de doutoramento, abre caminho a uma reflexão literária sobre o modo como, na sua produção dramática, Ésquilo, Sófocles e Eurípides trataram aqueles dois fenómenos. Todavia, tal reflexão é precedida por um capítulo introdutório, denominado "a tradição do sonho e da visão na literatura grega", onde ambos os motivos são abordados num contexto mais amplo, que vai da épica homérica à lírica grega, à historiografia herodotiana e à comédia aristofânica, embora, naturalmente, as experiências sejam aí analisadas de um modo mais sucinto do que é prática nos capítulos á tragédia. O confronto com o desenvolvimento que é dado àqueles dois tópicos literários pela literatura grega da qual a poesia dos três grandes dramaturgos atenienses é herdeira e/ ou contemporânea permite a avaliação particular da atitude dos trágicos perante a tradição, nos capítulos seguintes. O capítulo segundo deste estudo, designado " a tragédia grega: exploração do motivo do sonho", analisa o corpus de sonhos descritos pela produção trágica, numa perspectiva comparativa que procura distingir os cambiantes valorizados por cada poeta, de acordo com o espírito específico do seu teatro e com os seus diferentes posicionamentos perante um contexto político, social, filosófico e religioso em mudança, como o que caracteriza a Atenas do século V a.C. A similitude perceptível entre sonhos e visões em estado de vigília em termos de padrão literário, impôs a inclusão desta temática no terceiro capítulo do presente trabalho, intitulado " a tragédia grega: exploração do motivo das visões", o que permitiu o confronto entre dois fenómenos que, afinal, se distinguem basicamente pelo facto de o receptor estar a dormir ou, pelo contrário, acordado. O capítulo quarto, que precede as páginas dedicadas às conclusões finais é ilustrativo da proximidade entre os dois motivos também em termos linguísticos, e reflecte a evolução que ambos sofrem desde os Poemas Homéricos, a esse nível, expressiva da centralização progressiva da existência humana no próprio indivíduo. Intitulado "poético dos sonhos e das visões", ele próprio se reveste já de uma tonalidade conclusiva, porquanto resultante da análise de textos anteriormente realizada. | Description: | Tese de doutoramento em Letras, na área de Estudos Clássicos (Literatura Grega) apresentada à Fac. de Letras de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/742 | Rights: | embargoedAccess |
Appears in Collections: | FLUC Secção de Estudos Clássicos - Teses de Doutoramento |
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