Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/688
Title: A influência da Universidade de Coimbra na formação da nacionalidade brasileira
Authors: Gauer, Ruth Maria Chittó 
Keywords: História Moderna e Contemporânea; Universidade de Coimbra -- séc. 18; Identidade nacional -- Brasil -- séc. 18
Issue Date: 23-Jan-1996
Citation: GAUER, Ruth Maria Chittó - A influência da Universidade de Coimbra na formação da nacionalidade brasileira. Coimbra, 1995.
Abstract: A dissertação trata do campo da discussão sobre a influência da Universidade de Coimbra na formação da nacionalidade brasileira. Essa discussão foi tema de várias obras publicadas no Brasil por Historiadores, Sociólogos e Cientistas Políticos os quais estão indicados na Dissertação. As características específicas do processo de formação da nacionalidade brasileira são tratadas como uma prática social e uma concepção que surgem imbricadas a outras noções que caracterizam a modernidade. A ideia de nação passa por uma concepção moderna e vincula-se à ideia de unidade territorial, de língua, de povo, de cultura que é configurada pelo Estado moderno, cuja expressão política, organiza essa ideia. Partimos de uma pesquisa que permitiu estimar o corpo técnico formado em Coimbra; essa estimativa possibilitou organizar uma mostra estatística dos brasileiros formados pela Universidade de Coimbra. A estatística desse corpo técnico formam a estrutura de nossa Dissertação. Os dados são importantes informações porque chamam a atenção para o plano de formação dos brasileiros o que conduziu à organização dos primeiros quadros técnicos do Brasil. O estudo da análise histórica das estatísticas permitiu uma estimativa, apresentada no Capitulo 1 da Dissertação. Essa análise por um lado possibilitou estimar a significação dos quadros profissionais brasileiros no período de 1700 a 1820, por outro lado, abriu a condição de podermos identificar o papel desses brasileiros nos acontecimentos que marcaram o processo histórico de montagem do Estado-nação. O detalhamento sobre o número de Egressos de Coimbra que participaram dos movimentos conspiratórios do final do século XVIII, às diferentes actividades desenvolvidas, o legado escrito, à participação no processo de independência, à actuação como deputados constituintes em 1823, à participação na elaboração da Constituição de 1824, à participação na elaboração do primeiro Código Penal brasileiro, o Código de 1830, configuram a importância desse corpo técnico no processo histórico brasileiro. A análise do papel dos brasileiros Egressos de Coimbra na organização do Estado-nação nos possibilitou pensar no ponto de aproximação da modernidade portuguesa implantada pela Reforma pombalina de 1772, como um discurso científico de vanguarda e uma prática educativa. Esse discurso e essa prática romperam as representações medievais no campo científico, esse rompimento reflectiu-se no campo jurídico-político brasileiro.
Description: Tese de doutoramento em Letras (História Moderna e Contemporânea) apresentada à Fac. de Letras de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/688
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de História - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 20

771
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.