Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/602
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Maria Luísa Portocarrero Ferreira da-
dc.date.accessioned2008-12-05T15:01:59Z-
dc.date.available2008-12-05T15:01:59Z-
dc.date.issued1990-06-12en_US
dc.identifier.citationSILVA, Maria Luísa Portocarrero Ferreira da - O preconceito em H.-G. Gadamer : sentido de uma reabilitação. Coimbra, 1990.-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/602-
dc.descriptionTese de doutoramento em Letras (Filosofia) apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra-
dc.description.abstractA dissertação O preconceito em H. - G. Gadamer: Sentido de uma reabilitação trata a polémica gadameriana com a Modernidade iluminista, situando-a no contexto da Hermenêutica Filosófica contemporânea e tomando, para esse fim, como fio condutor o tema polémico da positividade dos pressupostos de toda a compreensão humana. Nas suas três partes, respectivamente subdivididas em capítulos e subcapítulos, este trabalho apresenta, num confronto com os principais textos do autor, a sua tese fundamental segundo a qual a Modernidade iluminada se limitou a um modelo puramente epistemológico de leitura do real, hoje impossível de sustentar, dada a radical finitude e historicidade do existir. Só uma hermenêutica da facticidade do existir concreto e situado pode, segundo o autor, ultrapassar os equívocos do subjectum, restaurar a diferença como raíz do sentido e, como tal, redefinir, contra o naturalismo moderno a identidade e universalidade da Filosofia. A dimensão hermenêutica e existencial do filosofar, defendida em toda a obra de Gadamer é, assim, o objecto da primeira parte desta dissertação, que, através de uma crítica à tradicional despersonalização do conceito de experiência, reinterpreta a essência profundamente hermenêutica da ambiguidade fundamental de toda a experência humana do sentido. A relação entre experiência hermenêutica e novo sentido da verdade é o tema da segunda parte, que descobre, através da análise da própria problemática da negatividade da experiência humana, uma pressuposição ou antecipação fundamental de sentido, como a raíz histórico-existencial de toda a problemática filosófica de verdade. A terceira e última parte ocupa-se da positividade e fecundidade da concepção gadameriana do preconceito, num confronto com a concepção autónoma e totalmente despersonalizada do saber, própria do Iluminismo. São aqui apresentados, a partir de uma análise do problema da verdade ou falsidade dos pressupostos, os fundamentos da concepção dialógica da Hermenêutica de Gadamer.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesseng
dc.subjectFilosofiaen_US
dc.titleO preconceito em H.-G. Gadamer : sentido de uma reabilitaçãoen_US
dc.typedoctoralThesisen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextnone-
item.fulltextSem Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.author.researchunitCECH – Center for Classical and Humanistic Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-1288-9535-
Appears in Collections:FLUC Secção de Filosofia - Teses de Doutoramento
Show simple item record

Page view(s) 50

661
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.