Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/601
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorReis, José Augusto da Encarnação-
dc.date.accessioned2008-12-05T14:59:16Z-
dc.date.available2008-12-05T14:59:16Z-
dc.date.issued1989-02-20en_US
dc.identifier.citationREIS, José - Conhecimento e realidade : para uma solução do problema do conhecimento. Coimbra, 1988.-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/601-
dc.descriptionTese de doutoramento em Letras (Filosofia) apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra-
dc.description.abstractComeçando por distinguir três problemas - o da causalidade, o problema essencial do conhecimento e o da organização dos dados - o tema da tese é sobretudo o segundo. O primeiro, com efeito, diz respeito à produção das coisas, ao fazer aparecer o que não existe antes e não é, portanto, mesmo que se trate de fazer aparecer os objectos ou os próprios actos de consciência, o problema essencial do conhecimento. Este é simplesmente a tomada de consciência daquilo que aí está sem consciência, o abrir da luz num quarto às escuras, o acto comum aristotélico: dado o som de um lado e o acto da audição do outro, juntando-os, temos o som ouvido. E, por sua vez, a organização dos dados, que acaba por ser o grande problema de Kant, embora com a sua importância e a sua pertença ao problema geral do conhecimento, já não pertence ao problema essencial do conhecimento, porque essa organização se passa já sempre no conhecido. Assim, anteriormente aos problemas da produção idealista ou da recepção realista e anteriormente ao problema da contribuição do sujeito para a organização do mundo, o núcleo da tese centra-se na análise dos actos de consciência do sujeito, por um lado, e na análise do que as coisas são antes de serem conhecidas, por outro. Chega-se à conclusão de que os actos de consciência, se minimamente se concretizam (para não serem o nada), são já sempre objectos e não o sujeito que se queria, e que as coisas antes de serem conhecidas, já são afinal sempre conhecidas. O que faz com que a anterior dualidade desapareça. Nós não estamos para cá do mundo mas somos o próprio mundo, porque este próprio passou a ser um dado de consciência. E, para além deste núcleo, trata-se então de um conjunto de problemas (a substância, as relações, o pensamento puramente formal, o universal, as leis experimentais, o mundo lógico, o mundo matemático, o pensamento e a sensação, o homem e o animal, as categorias), em ordem à análise do problema da organização dos dados.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesseng
dc.subjectFilosofiaen_US
dc.subjectTeoria do conhecimento-
dc.titleConhecimento e realidade : para uma solução do problema do conhecimentoen_US
dc.typedoctoralThesisen_US
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextnone-
item.fulltextSem Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:FLUC Secção de Filosofia - Teses de Doutoramento
Show simple item record

Page view(s) 1

3,817
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.