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Title: A experiência ERASMUS - uma comparação entre duas realidades : a Faculdade de Medicina da Università Degli Studi di Perugia Itália e a Faculdade de Medicina da Univeridade de Coimbra
Authors: Rafael, Ana Filipa Maia 
Orientador: Leite, Júlio Fortunato Marques Soares
Dourado, Marília Assunção Rodrigues Ferreira
Keywords: Faculdades de Medicina; Ensino superior; ERASMUS; Comparação Curricular
Issue Date: May-2012
Abstract: Criado em 1987 pela União Europeia, o Projeto Erasmus é um programa de intercâmbio de estudantes e docentes que tem como objetivos cultivar educacional, linguística e culturalmente todos os que nele participam. A partir da experiência de aprendizagem em outros países europeus este programa pretende ainda promover a cooperação entre instituições europeias, de forma a enriquecer os métodos de ensino e o contexto de aprendizagem nas mesmas. Para tal, é fundamental a realização de um levantamento da informação obtida pelos alunos em mobilidade, que regressam com dados de relevo para esta melhoria educacional. É assim, com o intuito de contribuir para este enriquecimento, que tencionamos neste relatório comparar objetivamente o ensino médico na Universidade de Perugia com o da Universidade de Coimbra, tentando identificar os pontos divergentes e convergentes entre ambas. Para tal, serão abordados temas como a proporção de aulas teóricas e práticas nas unidades curriculares, a existência de estágios práticos obrigatórios fora do período lectivo, a escala de avaliação e o tipo de avaliações mais preconizada, o número de oportunidades para a realização das unidades curriculares e o sistema de acompanhamento por um tutor. Desta forma, através do confronto entre diferentes realidades, o nosso objetivo final é contribuir, de forma significativa, para o enriquecimento pedagógico da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, colaborando, em última instância, para o progresso da educação médica em Portugal
Created in 1987 by the European Union, the project Erasmus is an exchange program of students and teachers that aims to cultivate them educationally, linguistically and culturally. Based on the learning experience in other European countries, this program also promotes cooperation between European institutions, in order to enrich the teaching methods and learning environments. Therefore, it is critical to conduct an assessment of the information acquired by students in mobility that return with relevant data to this educational enrichment. This report aims to objectively compare the medical teaching at the University of Perugia to the University of Coimbra, trying to identify its divergent points. It will address issues such as the proportion of theoretical and practical lessons in the curriculum units, the existence of compulsory practical training outside the school’s term, the rating scale, the type of assessments most advocated, the number of opportunities to carry out exams, the final average of studies, the average duration for its completion and, finally, the presence of a tutoring system. Thus, comparing different realities that seek to achieve the same educational objective we may improve medical education in Portugal
Description: Trabalho final de mestrado integrado em Medicina área científica de Educação Médica, apresentado á Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/48305
Rights: openAccess
Appears in Collections:FMUC Medicina - Teses de Mestrado

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