Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/48205
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sequeiros, Paula | - |
dc.contributor.author | Sequeira, Luísa | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-05T17:03:48Z | - |
dc.date.available | 2018-04-05T17:03:48Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.issn | 1645-2089 | por |
dc.identifier.issn | 2183-3575 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/48205 | - |
dc.description.abstract | Bárbara Virgínia foi uma das primeiras realizadoras de cinema em Portugal e no Festival de Cannes. Iniciando-se artisticamente como declamadora e atriz, dirigiu, muito jovem, uma longa metragem e um documentário em 1946. Imigrou em 1952 para o Brasil para trabalhar em rádio e televisão. Aí se radicou, constituiu família, abandonando a declamação, e faleceu em 2015. Neste artigo recolhemos e analisamos documentação pública e de memória privada, uma entrevista de investigação e conversas com familiares. Recorremos à história e memórias do cinema português para produzir, de um ponto de vista feminista, uma análise sócio-biográfica. Recusando a mitificação, pretendemos contribuir para a desocultação do olhar patriarcal na literatura produzida sobre esta figura. Os estudos de género de Linda Alcoff e Teresa de Lauretis, a sociologia da cultura de Pierre Bourdieu que Bev Skeggs convoca num cruzamento entre classe, género e colonialidade, e ainda investigação histórica e social sobre os contextos dos dois países alimentaram este questionamento e análise. A sócio-biografia apresentada enfoca-se nos papéis artístico e familiar de Bárbara Virgínia, pretendendo alimentar o conhecimento fino sobre barreiras de género e classe em torno das práticas culturais e profissionais na época e ainda discutir o apagamento da memória sobre a realizadora. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | CECS | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Mulheres realizadoras | por |
dc.subject | Estado Novo | por |
dc.subject | Portugal | por |
dc.title | Esquecer Bárbara Virgínia? Uma cineasta precursora entre Portugal e o Brasil | por |
dc.type | article | - |
degois.publication.firstPage | 331 | por |
degois.publication.lastPage | 352 | por |
degois.publication.location | Braga | por |
degois.publication.title | Comunicação e Sociedade | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.identifier.doi | 10.17231/comsoc.32(2017).2765 | por |
degois.publication.volume | 32 | por |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | article | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
crisitem.author.researchunit | CES – Centre for Social Studies | - |
crisitem.author.parentresearchunit | University of Coimbra | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0003-2069-5631 | - |
Appears in Collections: | I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Esquecer Bárbara Virgínia.pdf | 860.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License