Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/475
Title: Os espaços da indústria : a regulação económica e a mediação local numa sociedade semiperiférica
Authors: Reis, José Joaquim Dinis 
Keywords: Planeamento e Economia Regional
Issue Date: 24-Nov-1989
Citation: REIS, José - Os espaços da indústria : a regulação económica e a mediação local numa sociedade semiperiférica. Coimbra, 1989.
Abstract: O propósito principal desta tese é a análise do modo como os processos locais, de âmbito territorial, exercem um papel de mediação na configuração das transformações económicas. Deste núcleo problemático central derivam três ordens de questões. A primeira situa-se no plano teórico e procura discutir as perspectivas que privilegiam a análise das dinâmicas globais do capitalismo, apontando para a sua variabilidade no tempo e no espaço. Entende-se que há nos espaços locais dotações específicas que os caracterizam. São modos particulares de organização da reprodução social e processos de articulação entre diferentes modalidades de exercício das actividades produtivas, bem como formas diferenciadas de acção dos agentes colectivos locais. Com uma noção de sistema produtivo local que acolha este tipo de questões passa-se a dispor de uma ferramenta analítica com a qual é possível perspectivar a natureza das economias locais. Como este trabalho tem por objecto a economia portuguesa, a sua análise e a reflexão sobre as suas especificidades constituem a segunda ordem de preocupações. E se é certo que o ângulo de observação que se privilegia se relaciona com os movimentos locais de industrialização e o papel mediador dos espaços onde eles se inscrevem, é também verdade que parece indispensável dispor de um passo analítico intermédio sobre os dados estruturais da economia portuguesa, tomada no seu conjunto, ou observada a partir do movimento dos seus espaços estruturais. Reconhece-se que, ao contrário do que acontece com as lógicas integradoras centrais das economias desenvolvidas, as dinâmicas económicas portuguesas têm contado intensamente com as lógicas próprias dos espaços constituintes do conjunto nacional. E isso conferiu-lhes algumas particularidades de funcionamento, a que não são alheias as condições que estruturam a esfera da reprodução social. A terceira ordem de questões leva-nos ao nível local de análise. Dois casos - o de Águeda e o de Arganil - permitem analisar dois processos contrastantes de aumento do emprego industrial. Conclui-se com uma prospectiva das condições do desenvolvimento local.
Description: Tese de doutoramento em Economia (Planeamento e Economia Regional) apresentada à Fac. de Economia de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/475
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
FEUC- Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 50

589
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.