Title: Acaso e determinismo no processo de crescimento das empresas : novo teste a alguns prognósticos fundamentais
Authors: Oliveira, Blandina da Conceição Rodrigues de 
Orientador: Fortunato, Adelino
Keywords: Planeamento e Economia Regional
Issue Date: 9-Mar-2006
Citation: OLIVEIRA, Blandina da Conceição Rodrigues de - Acaso e determinismo no processo de crescimento das empresas : novo teste a alguns prognósticos fundamentais. Coimbra, 2005.
Abstract: Apesar do recente reaparecimento na literatura, conhece-se muito pouco sobre o crescimento das empresas e seus determinantes. Por este motivo, procurar perceber como as empresas crescem e quais os factores que influenciam o seu crescimento constitui uma questão importante. O estudo do crescimento das empresas pode ajudar a compreender a dinâmica do processo competitivo, o comportamento estratégico, a evolução da estrutura de mercado e o crescimento da economia agregada. Este trabalho propõe-se, assim, examinar se o processo de crescimento é totalmente explicado pelo acaso ou também por factores deterministas, ao nível da empresa e do sector, como por exemplo, a idade, a estrutura de capital e a participação estrangeira. Para este efeito, foi considerado um painel não equilibrado de empresas portuguesas da indústria transformadora e dos serviços, ao longo do período 1990-2001, que considera empresas de todas as dimensões, incluindo as mais pequenas. Do ponto de vista metodológico, para testar a hipótese do crescimento ser explicado pelo acaso, foram efectuados testes de estacionariedade e de raiz unitária e foi também estimado um modelo dinâmico univariado de crescimento das empresas que inclui serial correlation no termo de erro através do estimador GMM-SYS. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que, de um modo geral, o crescimento das empresas não é unicamente explicado pelo acaso, mas existem factores deterministas que influenciam o crescimento. Para analisar a importância destes factores, procedeu-se à estimação de um modelo dinâmico multivariado do crescimento das empresas com serial correlation através do estimador GMM-SYS. Conclui-se que a dimensão e o grau de significância dos efeitos dos determinantes do crescimento dependem do sector em análise.
Description: Tese de doutoramento em Economia (Planeamento e Economia Regional) apresentada à Fac. de Economia de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/474
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FEUC- Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ficheiro_temporario.pdf8.8 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.