Title: A Relação entre o Burnout e a Inteligência Emocional em Estudantes do Ensino Superior
Authors: Soares, Natasha 
Nobre-Lima, Luiza 
Mónico, Lisete 
Ferro, Maria Jorge 
Issue Date: 2015
Publisher: ASPESM
Abstract: O Ensino superior é um contexto que confronta os estudantes com desafios educacionais, pessoais, interpessoais e sociais, entre outros. Neste sentido, exige dos estudantes uma forte capacidade de regulação emocional, conduzindo, por vezes, a situações extremas de stress que podem acabar por desencadear a síndrome de Burnout, um processo sequencial tridimensional, de inadaptação ao meio. Com este estudo pretendeu-se analisar a relação entre a inteligência emocional destes estudantes e a experiência de Burnout. Participaram 301 estudantes universitários, de ambos os sexos (56.1% rapazes) com idades entre os 18 e os 39 anos (M=21.85; DP=2.55) que responderam ao Inventário de Burnout para estudantes portugueses e ao Questionário de Competência Emocional. Os resultados evidenciaram uma forte associação da inteligência emocional com o sentimento de eficácia profissional, em particular nas raparigas e no mestrado integrado. A inteligência emocional emerge como uma competência a ser promovida pelas estruturas universitárias que oferecem apoio aos estudantes.
Description: Soares, N., Nobre-Lima, L., Mónico, L., & Ferro, M. J. (2015). A Relação entre o Burnout e a Inteligência Emocional em Estudantes do Ensino Superior. In. C. Sequeira, J. Carvalho & L. Sá (Eds.) E-book: VI Congresso Internacional ASPESM. A Pessoa, a Família, a Comunidade e a Saúde Mental (pp. 268- 277). Porto: ASPESM
URI: http://hdl.handle.net/10316/47195
ISBN: 978-989-96144-6-8
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CINEICC - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A Relação entre o Burnout e a Inteligência Emocional em Estudantes do Ensino Superior.pdf602.95 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.