Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46447
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMonteiro, Angélica-
dc.contributor.authorBarros, Rita-
dc.contributor.authorMoreira, J. António-
dc.date.accessioned2018-01-12T16:10:13Z-
dc.date.available2018-01-12T16:10:13Z-
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn0870-418
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/46447-
dc.description.abstractO presente estudo descreve a apropriação que os estudantes fazem das diferentes formas de aprender e de estudar no Ensino Superior. Do ponto de vista epistemológico, a investigação enquadra‑se na literatura educacional e desenvolvimental centrada na aprendizagem dos estudantes e sustenta‑se no princípio da Aprendizagem ao Longo da Vida. O rationale teórico insere‑se na Teoria de Biggs (1987). A amostra é constituída por 64 estudantes do sexo feminino, maiores de 23 anos a frequentar o Ensino Superior. A abordagem à aprendizagem foi avaliada através da escala Revised two‑factor Study Process Questionnaire (R‑SPQ‑2F) (Godoy, 2009), resultante da adaptação realizada para português. Os resultados do estudo revelam que as estudantes adotam preferencialmente um abordagem superficial de aprendizagem e permitem‑nos concluir que estas abordagens não são estanques e variam consoante o interesse despertado pelos conteúdos abordados e a necessidade de os aprender, fatores passíveis de serem trabalhados a nível didático‑pedagógico.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAprendizagem ao Longo da Vidapor
dc.subjectabordagens à aprendizagem; ensino superiorpor
dc.titleNovos públicos no Ensino Superior: abordagem à aprendizagem de estudantes Maiores de 23por
dc.typearticle
degois.publication.firstPage69por
degois.publication.lastPage85por
degois.publication.issue1por
degois.publication.locationPortugalpor
degois.publication.titleRevista Portuguesa de Pedagogiapor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.14195/1647-8614_49-1_6por
degois.publication.volume49por
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Novos publicos no Ensino Superior.pdf893.21 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

573
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

183
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.