Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46446
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoreira, J. António-
dc.contributor.authorFerreira, António Gomes-
dc.contributor.authorFerreira, Joaquim Armando-
dc.date.accessioned2018-01-12T16:10:13Z-
dc.date.available2018-01-12T16:10:13Z-
dc.date.issued2014
dc.identifier.issn1646-107X
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/46446-
dc.description.abstractO presente estudo descreve os procedimentos da construção de uma escala de identidade profissional de professores da área da educação física e as suas qualidades psicométricas. Depois de breves considerações sobre o construto e sua operacionalização, realizou-se a análise dos procedimentos da sua construção e procedeu-se à análise de validade de construto (análise fatorial) e à análise da consistência interna através do cálculo do coeficiente alfa de Cronbach. Depois de realizado um pré-teste, e, posteriormente, administrada a escala a uma amostra de 206 professores de educação física, concluiu-se que o instrumento possui qualidades psicométricas satisfatórias. A análise da consistência interna dos dois fatores identificados revelou que se trata de um instrumento fidedigno. Assim, uma vez que estes fatores se apresentam internamente consistentes e bem definidos pelos itens e logicamente, concluímos que a escala revela qualidades psicométricas que recomendam o seu uso como instrumento de investigação. Para além de bons indicadores de validade, as medidas aplicadas caraterizam-se por uma fidelidade boa ou adequada e estruturas fatoriais interpretáveis, sugerindo que avaliam, de forma consistente, as variáveis que pretendem medir, constituindo-se como um instrumento adequado para avaliar a identidade profissional dos professores de educação física.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectidentidade docentepor
dc.subjecteducação física escolarpor
dc.subjectescala de avaliaçãopor
dc.titleEscala de Identidade Profissional de Professores de Educação Física. Procedimentos de Construção e Validaçãopor
dc.typearticle
degois.publication.firstPage79por
degois.publication.lastPage89por
degois.publication.issue3por
degois.publication.locationPortugalpor
degois.publication.titleMotricidadepor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.6063/motricidade.10(3).2728por
degois.publication.volume10por
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypearticle-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.author.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.author.orcid0000-0002-3281-6819-
crisitem.author.orcid0000-0003-1733-5854-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Motricidade.pdf274.24 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

SCOPUSTM   
Citations

1
checked on Nov 11, 2022

Page view(s) 50

532
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

438
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.