Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46393
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoreira, J. António-
dc.contributor.authorFerreira, António Gomes-
dc.date.accessioned2018-01-12T15:39:06Z-
dc.date.available2018-01-12T15:39:06Z-
dc.date.issued2014
dc.identifier.issn0102-6801
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/46393-
dc.description.abstractNo presente estudo procurou-se indagar a forma como os professores de Educação Física em Portugal organizam as suas aulas. Procurou-se, ainda, perceber a relação existente entre as suas práticas pedagógicas, as suas vivências, as suas posturas e a influência das suas escolas de formação. Recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo o estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações iniciais realizadas nas instituições portuguesas mais marcantes. Concluiu-se que estes professores defendem uma aula bastante estruturada, baseada numa rigorosa planificação, não descurando a questão das motivações dos alunos. Concluiu-se, também, que a existência de práticas pedagógicas (e posturas) diferenciadas, possivelmente devem-se às diferentes formações, ao contexto histórico específico e às diferentes vivências, personalidades e motivações de cada professor. Estas diferenças sugerem, pois, a existência de uma relação entre as práticas pedagógicas e um habitus que se traduz nas vivências adquiridas em diferentes ambientes culturais, políticos e educativos.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.titlePráticas pedagógicas do Professor de Educação Física: entre a formação e o contexto vividopor
dc.typearticle
degois.publication.firstPage857por
degois.publication.lastPage885por
degois.publication.issue28por
degois.publication.locationBrasilpor
degois.publication.titleEducação & Filosofiapor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v28n56a2014-p857a885-
degois.publication.volume56por
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypearticle-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-3281-6819-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Praticas pedagogicas do Professor de Educacao Fisica.pdf911.34 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

273
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

1,101
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.