Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46344
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSol, Paulo-
dc.contributor.authorMoreira, J. António-
dc.date.accessioned2018-01-12T15:39:02Z-
dc.date.available2018-01-12T15:39:02Z-
dc.date.issued2013
dc.identifier.issn1982-6902
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/46344-
dc.description.abstractPoderão os ambientes online favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Nos tempos atuais, em que às profundas transformações sociais, económicas e culturais se associa a evolução das tecnologias de informação e da comunicação deparamo-nos com a necessidade de reequacionar os processos de ensinoaprendizagem. Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na perceção das competências de aprendizagem na disciplina de Físico-Química do ensino fundamental. Participaram na investigação 120 alunos, 60 do ensino público e 60 do ensino particular, do 9.º ano de escolaridade, de duas escolas do distrito de Aveiro- Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que ambientes online, ancorados num design centrado no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação podem ter efeitos muito positivos na perceção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem. Verificámos ainda que os alunos do ensino particular apresentação perceções mais positivas dessas competências do que os estudantes do ensino público. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, como da reflexão para o futuro dos processos educativos.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectcompetências de aprendizagempor
dc.subjectperceção de aprendizagempor
dc.subjectambientes online.por
dc.titleO impacto de ambientes online na perceção de competências de aprendizagem em alunos do ensino fundamentalpor
dc.typearticle
degois.publication.firstPage1por
degois.publication.lastPage31por
degois.publication.issue8por
degois.publication.locationBrasilpor
degois.publication.titlePaidei@- Revista Científica de Educação a Distância.por
dc.peerreviewedyespor
degois.publication.volume5por
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
O impacto de ambientes online.pdf397.38 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

175
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

65
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.