Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46343
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dc.contributor.authorMonteiro, Angélica-
dc.contributor.authorMoreira, J. António-
dc.contributor.authorLeite, Carlinda-
dc.date.accessioned2018-01-12T15:39:01Z-
dc.date.available2018-01-12T15:39:01Z-
dc.date.issued2016
dc.identifier.issn1518-3483
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/46343-
dc.description.abstractAs mudanças decorrentes do progresso tecnológico, característico da globalização deram origem a uma “nova sociedade” baseada na informação e no conhecimento, que gera, inevitavelmente, novas desigualdades educativas, mais evidentes em grupos menos favorecidos e em situação de exclusão social, como é o caso das pessoas em situação de reclusão. Este fato justifica que, em contexto prisional, para além da garantia do direito à educação, seja preciso ter em atenção a qualidade da formação no que diz respeito ao desenvolvimento de competências-chave para a participação na sociedade digital e em rede. Este artigo aborda o processo de formação num estabelecimento prisional português, com recurso ao eLearning, analisando o contributo deste procedimento para a promoção da justiça social. Neste sentido, são apresentadas as vantagens e as limitações desta modalidade de aprendizagem a partir da percepção de formandas reclusas. Os dados foram recolhidos através de um questionário e de um focus group, e foram analisados através de análise de conteúdo. Como principais resultados apontam-se, ao nível de justiça social, o aumento da oportunidade de acesso e de participação em ambientes digitais. Como vantagens da formação, as participantes expressaram, ainda, o aumento da autoestima e o desenvolvimento de competências de aprendizagem. Por outro lado, a desmotivação e a dificuldade de conciliação da formação com a rotina diária foram os principais obstáculos identificados.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação prisionalpor
dc.subjectElearningpor
dc.subjectInclusão digitalpor
dc.subjectJustiça social.por
dc.titleO eLearning em estabelecimentos prisionais: possibilidades e limites para a inclusão digital e justiça socialpor
dc.typearticle
degois.publication.firstPage77por
degois.publication.lastPage102por
degois.publication.issue47por
degois.publication.locationBrasilpor
degois.publication.titleRevista Diálogo Educacionalpor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.7213/dialogo.educ.16.047.DS04por
degois.publication.volume16por
item.openairetypearticle-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
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