Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/46342
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCosta, Esmeralda-
dc.contributor.authorMoreira, J. António-
dc.date.accessioned2018-01-12T15:39:01Z-
dc.date.available2018-01-12T15:39:01Z-
dc.date.issued2013
dc.identifier.issn2238-5819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/46342-
dc.description.abstractPoderão os ambientes virtuais favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na percepção das competências de aprendizagem na disciplina de História do ensino fundamental. Participaram na investigação 122 alunos do 8.º ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto-Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para a aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados em um design centrado no desenvolvimento de competências e em um modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação podem ter efeitos muito positivos na percepção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa, Iniciativa de Aprendizagem e Autonomia na Aprendizagem.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectcompetências de aprendizagempor
dc.subjectpercepção de aprendizagempor
dc.subjectambientes virtuaispor
dc.titleO b-learning e a perceção de competências de aprendizagem em ambientes virtuais no ensino da Históriapor
dc.typearticle
degois.publication.firstPage42por
degois.publication.lastPage55por
degois.publication.issue1por
degois.publication.locationbrasilpor
degois.publication.titleTecnologia, Gestão e Humanismopor
dc.peerreviewedyespor
degois.publication.volume2por
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
O b-learning e a percecao de competencias de aprendizagem.pdf572.7 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

129
checked on Oct 20, 2020

Download(s)

93
checked on Oct 20, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.