Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46190
Title: O ensino da História e tecnologia – conexões, possibilidades e desafios no espaço das Humanidades Digitais
Authors: Ribeiro, Ana Isabel 
Trindade, Sara Dias 
Issue Date: Oct-2017
Publisher: Wh!teBooks
Serial title, monograph or event: Educação no ciberespaço. Novas configurações, convergências e conexões
Place of publication or event: Santo Tirso
Abstract: O presente capítulo procura explorar as potencialidades do universo das Humanidades Digitais (HD) no contexto do ensino da História a partir de experiências pedagógicas que utilizam materiais e metodologias que emergem deste território transdisciplinar. Os projetos de HD no âmbito da História oferecem, do ponto de vista pedagógico, possibilidades muito interessantes. Interdisciplinares de raiz, estes materiais e métodos podem trazer para o contexto das aprendizagens da História uma abordagem ampla do humano e do social - os ambientes digitais permitem, entre outros aspetos, reconstruir cenários e personagens, experimentar situações, podendo, desta forma, potenciar o desenvolvimento da compreensão dos contextos e processos de ação dos atores históricos (condição fundamental para uma aprendizagem verdadeiramente contextualizada). Por outro e constatando que apesar dos estudantes serem considerados "digital natives" e viverem imersos em tecnologia, verificamos que muitos não conseguem usufruir do seu verdadeiro potencial. É neste ponto que entendemos que o ensino da História em ambiente tecnológico pode e deve contribuir para formar não só nativos digitais, mas verdadeiros fluentes digitais.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46190
Rights: closedAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros

Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.