Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/45684
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFerreira, Maria Eduarda-
dc.contributor.authorCepa, Carla-
dc.contributor.authorTracana, Rosa-
dc.contributor.authorReis, Carlos Francisco de Sousa-
dc.date.accessioned2018-01-03T17:04:38Z-
dc.date.available2018-01-03T17:04:38Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn2179-1309por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/45684-
dc.description.abstractAs práticas pedagógico-didáticas devem criar condições que favoreçam de modo interrelacionado a literacia científica e o desenvolvimento harmonioso da criança com vista à sua integração plena na sociedade, como ser crítico, reflexivo, autónomo, solidário e preservador dos valores culturais e morais. O educador deve utilizar métodos e estratégias de ensino, cujas explorações didáticas tirem partido dos recursos e condições existentes no meio próximo. A facilidade e a vivacidade de recordar, permite fomentar nas crianças o estabelecimento de relações entre memória, consciência, emoção, o reviver e o viajar até ao passado, fomentando a imaginação. Vários estudos têm mostrado que as atividades práticas em ciências criam oportunidades para as crianças expressarem as suas conceções, apresentarem soluções/explicações/conclusões, juízos de valor e aprender a decidir sobre opções a tomar em relação a situações reais, vindas do meio onde se integram. A educação em ciências, na educação Pré-Escolar, encontra-se preconizada na área do Conhecimento do Mundo e visa despertar, na criança, a curiosidade e o desejo de descobrir e aprender sobre o mundo que a rodeia, numa erspetiva de transversalidade dos conteúdos a abordar. Neste contexto e partindo do pressuposto que a educação se baseia num conjunto de premissas sociais, culturais, individuais e coletivas, desenvolveu-se, implementou-se e avaliou-se o trabalho de projeto, Reciclar Recordações - A Magia das Ciências, inserida no projeto educativo - Reciclar Recordações. O grupo era constituído por dezasseis crianças, com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos de idade, de um jardim-de-infância da cidade da Guarda. As estratégias de abordagem no conjunto de atividades desenvolvidas visaram a educação em ciências tendo como orientação o desenvolvimento de valores de preservação do património cultural. Neste sentido, concebemos e desenvolvemos atividades práticas, como “O Segredo dos Sabonetes”, nas quais as explorações didáticas envolveram sempre o levantamento das conceções prévias das crianças. Verificou-se que as estratégias de cariz prático, adotadas na implementação do trabalho de projeto, proporcionaram a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de pensamento crítico sobre temas de relevância social e cultural. As crianças evidenciaram capacidades e atitudes de resolução de questões reais do dia-a-dia relacionadas com a preservação do meio cultural.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora Unijuípor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAtividades práticaspor
dc.subjectLiteracia científicapor
dc.subjectEducação Pré-escolarpor
dc.subjectPatrimónio culturalpor
dc.titleReciclar recordações com as ciências: Percursos de aprendizagem em contexto de Jardim de Infânciapor
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage149por
degois.publication.lastPage172por
degois.publication.issue99por
degois.publication.titleRevista Contexto & Educaçãopor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.21527/2179-1309.2016.99.149-172por
degois.publication.volume31por
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypearticle-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-9675-3810-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Reciclar Recordações com as Ciências_revista.pdf507.69 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

281
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

205
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.