Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/45313
Title: A propósito do romance tradicional «NauCatrineta»: peregrinações no tempo e no espaço
Authors: Boto, Sandra 
Keywords: Romanceiro; Balada; Nacionalismo Romântico; Geografia Folclórica; Viagem
Issue Date: 2015
Publisher: CLEPUL
Serial title, monograph or event: A Peregrinação de Fernão Mendes Pinto e a Perenidade da Literatura de Viagens
Place of publication or event: Lisboa
Abstract: «Nau Catrineta» é um dos poucos romances marítimos presentesna tradição oral moderna portuguesa. Contudo, a sua popularidade entre nósé inquestionável. Parece por isso natural que no século XIX Almeida Garretttenha assumido como certa a sua origem portuguesa e que desde então estaposição não tenha praticamente sido revista: instalava-se então a leitura na-cionalista no debate em torno das origens da «Nau Catrineta», definitivamenteimplantada pela inclusão da versão de Almeida Garrett nos manuais escolaresiniciada durante o regime do Estado Novo e com ecos no presente.Contudo, a aplicação de uma metodologia diacrónica e de geografia folclóricanum estudo como o que tenho vindo a dedicar a este romance permite-nos des-mistificar esta leitura cristalizada do mesmo. A presente comunicação pretendeapresentar algumas conclusões que apontam para a necessidade de contrariar aideia romântica associada a este romance (que tem vindo a ser acarinhado comoexpressão poética do Portugal marítimo e marinheiro do século XVI), que nãopassará, deste modo, de uma eficaz e bela construção romântica. No recurso àcomparação com a balada europeia e com outros modelos poéticos tradicionaisassenta a argumentação aqui proposta.
URI: https://hdl.handle.net/10316/45313
ISBN: 978-989-8814-20-3
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CLP - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat
A proposito do romance tradicional.pdf553.77 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.